Cannes tem programação mais imersiva
Nick Law fará sua primeira participação como diretor criativo do grupo Publicis, e participa de debate
O Festival Cannes Lions divulgou novos detalhes do seu calendário da edição 2018, propondo maior interatividade e imersão em assuntos de interesse da comunidade criativa. Segundo José Papa Neto, diretor geral do Cannes Lions, este é um ano em que “os papéis, responsabilidades e até a identidade da indústria criativa estão mudando”. Este aspecto unirá profissionais experientes como David Droga e Jeff Goodby a palestrantes iniciantes da Apple, Uber e Amazon em um programa marcado por novos formatos, cuja intenção é discutir os temas de maneira mais instigantes.
Entre os novos formatos estão os Debates Criativos, que abordarão as principais questões enfrentadas pela indústria, incluindo “Quem será seu próximo chefe?”. Participarão Nick Law, diretor criativo da Publicis Groupe; Anatoly Roytman, diretor executivo Europa, África e América Latina da Accenture Interactive; Emma Sharkey, diretora criativa da Rothco; e Jaime Robinson, fundadora e executiva chefe de criação da Joan. Juntos, eles vão questionais e decifrar o futuro da indústria de comunicação de marca e os jogadores dentro ela.
“Este ano o foco é geração de valor por meio da criatividade. O quanto marcas e negócios se beneficiam de uma cultura organizacional onde o fomento da criatividade está no centro. Priorizamos grandes líderes de marcas… revolucionários que estão transformando négocios”, observa Neto.
Outro exemplo de formato novo serão as Power Hours, que se junta ao programa Fórum, em que três palestrantes farão apresentações de 20 minutos, todas ligadas por um tema comum. O Fórum também apresentará formatos inovadores de estilo de programa, incluindo uma sessão liderada por Mark Earls (o “Herdmeinster”), autor e líder de pensamento em ciência comportamental e cognitiva moderna em publicidade. Haverá ainda sessões mais interativas e imersivas no Terrace Stage, como uma com os músicos Jessie Ware e Paloma Faith, que abordará criatividade e maternidade.
Philip Thomas, CEO da Ascential Events e presidente do Cannes Lions, diz que a comunidade criativa global estava desejosa de mais insights de marcas e mais sessões que abordavam os desafios enfrentados pelo setor.
“Focamos nessas duas áreas principais. Ainda há muitos favoritos familiares do festival, como o New Directors’Showcase e palestrar de criativos inspiradores, mas os visitantes deste ano podem aproveitar sessões mais interativas e programas especializados que irão equipá-los com conhecimento e insights para os negócios”, disse Thomas.
Abrirá o Festival o presidente e fundador da Droga5 Creative, David Droga, com a palestra intitulada “Por que o difícil é fácil e o fácil é difícil”. Também farão palestras os irmãos Piysuh Pandey e Prasoon Pandey, que este ano recebem o Lion of St. Mark de 2018, Jeff Goodby, co-presidente e sócio da Goodby Silverstein & Partners, Chuck Porter, fundador e presidente da Crispin Porter + Bogusky e Susan Credle, diretora global de criação da FCB.
Entre os executivos de marketing que participam do programa (que inclui mais de 70 marcas anunciantes) estão Bozoma St. John do Uber, Syl Saller da Diageo, Claudia Willvonseder da IKEA, Atilla Cansun da Merck, Elizabeth Rutledge da American Express e Jennifer Sey da Levi Strauss & Co. Fernando Machado, CMO do Burger King.
Do mundo do entretenimento, música e esporte estão os atores David Oyelowo, Samira Wiley e Thandie Newton, o guitarrista Johnny Marr, o medalhista olímpico Adam Rippon, a campeã mundial de artes marciais Angela Sun Ju Lee e o presidente e COO da Beats Electronics, Luke Wood. James Marsh (Man on Wire, The Theory of Everything) falará sobre storytelling modernas e film craft, e Jonathan Entwistle, criador, diretor e produtor executivo do ‘The End Of The F***ing World’ do Channel 4 e The Netflix Original Series, abordará direção de arte e cinematografia para o palco.
Como parte da reestruturação do Festival anunciada em novembro de 2017, o Lions Innovation foi expandido para um evento de cinco dias aberto a todos os portadores do passe do festival Cannes Lions. O programa deste ano inclui palestrantes da L’Oréal, Deloitte Digital, Walmart e Volvo, e tem foco na transformação da marca, abordando como impulsionar uma cultura de inovação dentro das marcas.
Mais programação aqui.
Leia mais
Academia de Startups do Cannes Lions Innovation recebe inscrições
Philip Thomas assume posição de chairman do Cannes Lions