Brasil soma 90 Leões e DM9 ultrapassa AlmapBBDO em ranking nacional
Agências ganharam 13 prêmios, sendo quatro de Ouro, seis Pratas e três Bronzes
Nesta quinta-feira (20), o mercado brasileiro conquistou 13 Leões, sendo quatro Ouros, seis Pratas e três Bronzes no Cannes Lions. Com os resultados de mais sete categorias divulgadas, o país chega a 90 Leões no festival, que está sendo realizado na França. O desempenho de hoje foi bem inferior ao de ontem, quando o Brasil ganhou 40 prêmios.
A DM9 foi o destaque no penúltimo dia do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, com a conquista de dois Ouros, e ultrapassou a AlmapBBDO, que liderava o ranking brasileiro de agências. Em terceiro lugar, a GUT SP subiu uma posição e ficou à frente da VML.
A DM9 foi premiada com 'Audience Delivery' (iFood) em Creative Commerce e com 'Clean sponsorship' em Brand Experience & Activation, case feito para Consul. A Grey SP também ganhou Ouro nessa categoria para a campanha 'Rice of glory', cocriada com a Grey Argentina. O quarto foi para a MRM, em Creative Commerce, com 'Samsung throwback deals'.
A GUT recebeu duas Pratas, uma em Creative Commerce, e outra em Brand Experience. A LePub SP teve o mesmo metal em Brand Experience com 'The heaviest jersey' para New Balance. Africa Creative e W+K SP compartilham uma Prata em Creative Effectiveness com o case 'Bring home the Bud', vencedor de Titanium no Cannes Lions 2023. A Grey garantiu duas Pratas, sendo uma delas na categoria estreante Luxury & Lifestyle, com 'Bolsa antirracista'.
Os três Bronzes brasileiros foram para AlmapBBDO e dois para GUT, em Brand Experience & Activation. Não houve Leão para o mercado nacional nas categorias Creative Strategy, Creative Business Transformation e Innovation Lions.
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions termina nesta sexta-feira (21), quando serão anunciados os resultados de mais quatro áreas: Glass: The Lion for Change; Sustainable Development Goals; Film e Dan Wieden Titanium Lions. Soko, AlmapBBDO, VML, Africa Creative e Grey têm peças nas shortlists dessas categorias e continuam na disputa por Leões.