Brasil tem finalistas nas 17 categorias divulgadas neste domingo
Outdoor e Social foram as áreas com mais indicações do país
A um dia do começo do Cannes Lions 2023, a organização divulgou, na manhã deste domingo (18), a shortlist de 17 categorias, com presença brasileira em todas elas.
Em Outdoor e Social, por exemplo, o país teve 20 e 19 indicações, respectivamente. Entertainment for Gaming, categoria estreante neste ano, deu ao Brasil 13 chances de conquistar o inédito Leão.
Em 2023, o Cannes Lions teve um total de 26.992 inscrições, um aumento de 6% em relação à edição de 2022.
Confira a lista completa:
Radio & Audio
O mercado brasileiro tem sete chances de ganhar Leões em Radio & Audio neste ano. A GUT São Paulo concorre com a peça “Files of Freedom” para Mercado Livre em duas subcategorias, Use of Music e Corporate Purpose & Social Responsability. A VMLY&R também tem duas posições na shortlist com “The Gaming Cap”, em Use of Audio Technology e Audio Led Creativity, case criado para Dell. A Ogilvy classificou “Coca-Cola Magic Audios” para Coca-Cola; a Galeria é finalista com “Galvão Bueno’s Million Voices”, desenvolvido para TikTok; e a FCB tem “Noise Natural”, feito para Tegra Incorporadora.
Print & Publishing
A AlmapBBDO é o destaque do Brasil na shortlist de Print & Publishing. A agência tem oito peças classificadas, de um total de dez finalistas brasileiros. A Almap concorre com “Lamp”, “Strainer” e “Fan” para Gol; “Vladmir”, “Elon”, “Francis” e “Boris” para CNN; e com “Eart 4” para B3 e United Nations Global Compact. A GUT classificou “The Best-seller constitution” para Mercado Livre e a DM9 é finalista com “The One Exhibition” para Leica.
Outdoor
Até o momento, Outdoor é a categoria com mais peças finalistas do mercado brasileiro. São 20 posições na shortlist. A Grey saiu na frente com seis chances de ganhar Leões. Com “Racismo Zero”, para Universidade Zumbi dos Palmares, a agência tem três posições na shortlist. Para Volvo, concorre com as peças “Charging Porshe”; “Charging BMW” e “Charging Mercedes”. A Le Pub tem três chances de ganhar prêmios com duas campanhas finalistas para Heineken: “Solar Billboards” (em duas categorias diferentes) e “0.0 Barriers”.
A AlmapBBDO emplacou três campanhas na shortlist: “Elon” e “Boris” para CNN; e “Guarded Bus Stop” para Eletromidia. A Africa Creative tem duas campanhas para Brahma: “Brahma Medical Department” e “The Exiled Team”. A VMLY&R também tem duas chances de ganhar Leões com “Smiles Everywhere” (em Display e Ambient”), criada para Colgate. Já a Artplan, David, FCB e Soko tem um finalista cada: “Missing Students” para Unicef Brasil; “The Sticker Deal” para Burger King; “The Future is Black” para Raça Magazine; e “A Seat in The Sun” para Dove, respectivamente.
Design
Em Design, as agências brasileiras têm dez posições na shortlist. A Africa Creative concorre com duas peças: “The autism journey” para Vivo e “Trucss” para Trucss. A FCB também tem dois finalistas, com “The future is black” e “Noise Neutral” para Tegra Incorporadora A DM9 é outra agência com duas posições na shortlist com a campanha “The cost of gold” para Urihi Yanomami Associação. A AlmapBBDO concorre com “Eart4” para B3 & United Nations Global Compact. A AKQA e a Soko também têm uma finalista cada, com “Neo Icarus” para Abebe Bikila e “My Spotify so playful” para Spotify, respectivamente. Em trabalho conjunto com a Wieden+Kennedy Nova York, a W+K São Paulo concorre com “Budmag” para Budweiser.
Industry Craft
A DM9 é o destaque brasileiro na shortlist de Industry Craft. De um total de sete peças classificadas, a agência tem quatro. Concorre com “Elephants”, “Rhinos” e “Giraffes” para Animal TV; e “The One Exhibition” para Leica. A FCB classificou “The future is black” para Revista Raça. A DPZ está com “Pacaembu Chairs by Tok&Stok” para Tok&Stok. A Soko concorre com “Heinz Tattoo Ink” para Heinz.
Film Craft
O curta “Buscapé. Back to the city of God” é o grande destaque brasileiro em Film Craft. O case criado pela VMLY&R para Vivo tem seis posições na shortlist. A AlmapBBDO concorre com a campanha “Carl Sagan’s Message” para UN Global Impact em duas subcategorias.
Entertainment
Quatro trabalhos brasileiros, de quatro agências diferentes, concorrem nesta categoria. São eles: Africa Creative (‘Unbreak Courts’ para Budweiser), AlmapBBDO (‘The Cast Away’ para Un Global Compact), VMLY&R (‘Back to the city of God’ para Vivo) e FCB Brasil, em parceria com a FCB Mumbai (‘TR for Teacher’ para Navneet).
Entertainment for Sports
Na categoria, dos 60 trabalhos finalistas, o Brasil tem 11 na disputa por Leões. A Ogilvy concorre com ‘Lea’, para a Kimberly, em três subcategorias – Film Series and Audio, Challenger Brand e Diversity & Inclusion.
A Africa Creative aparece na lista com ‘The Exiled Team’, para Brahma, em quatro subdivisões (Live Broadcast, Integrated Brand Experience, Fan Engagement e Brand Partnership). A VMLY&R, por sua vez, aparece em duas subcategorias (Diversity & Inclusion in Sport e Brand Partnership) com o mesmo trabalho, com ‘Black Coaches’, desenvolvido para a Vivo.
‘Never done envolving – feat Serena’, para a Nike, colocou a AKQA SP entre as finalistas na categoria, sendo este feito em parceria com a AKQA Portland e AKQA Melbourne. Por fim, a Soko cravou um lugar na lista final com ‘Sponsored Walls’, para Guaraná Antarctica.
A categoria teve, no total, 60 finalistas.
Entertainment Lions For Music
Em Entertainment Lions For Music, o país registrou sete trabalhos na shortlist. O TikTok – em parceria com TikTok dos Estados Unidos e Espanha), com ‘Rosalia Motomami Live Experience’, está em três subdivisões.
A AKQA Coala.Lab, com ‘Neo Icarus’ para Abebe Bikila, aparece na lista, assim como a BETC Havas, com ‘Save the Favela’, da KondZilla Records. Já a GUT SP aparece em subdivisões com ‘Files of Freedom’, desenvolvido para o Mercado Livre.
Entertainment Lions For Gaming
Categoria estreante no Cannes Lions 2023, Entertainment Lions for Gaming deu ao Brasil 13 oportunidades de GP. ‘Los Santos’, da VMLY&R para Greenpeace, está em três subcategorias – Live Gaming Experience, Live Broadcast e Brand Integration for Games. A mesma VMLY&R, com ‘The Gaming Cap’ feito para a Dell, também está em três subdivisões.
A David SP, com ‘Burger Glitch para Burger King, concorre em Community Management / Social Engagement e Social Behaviour & Cultural Insight. Também com Burger King – ‘Mission: Whopper’ –, a David SP e a David Buenos Aires aparece entre os finalistas.
Estão na lista ainda GUT SP (‘SOS Tomatoes’ para Heinz) e Soko (‘Game Her’ para Guaraná Antarctica), e AlmapBBDO, com ‘Buff your Main’ para Ubisoft, e ‘Unbanned Armband’ para All Out).
Direct
A GUT SP concorre em duas subcategorias, com ‘The best-seller Constitution’ desenvolvido para o Mercado Livre. Presente também em duas subdivisões, a AKQA está no shortlist com ‘Transparency Card’ para Congresso em Foco.
Aparecem ainda na lista: Africa Creative (‘Other MC’s’ para Heinz), Grey (‘Racismo Zero’/ Universidade Zumbi dos Palmares), DM9 (‘The Cost of Gold’/ Associação Urihi Yanomami), AlmapBBDO (‘The Cast Away’/ Un Global Compact), AKQA (‘Beck’s 70+’ para a cerveja Beck’s), Le Pub (‘The Res0.olution’ para Heineken) e Africa Creative (‘Trucss’ para Trucss).
Media
Quinze peças brasileiras seguem na luta por Leões em Media. São eles: Grey (‘Receipts to Keep Fighting’ para Universidade Zumbi dos Palmares, em duas subcategorias), DM9 (‘The Cost of Gold’ para Associação Urihi Yanomami, também em duas subdivisões), Artplan (‘Missing Students’ para Unicef Brasil, em duas categorias internas), FCB Brasil (‘Cashback for your Jersey’s Back’ para Flash, duas subdivisões), VMLY&R (‘Back to the city of God’ para Vivo, também em duas divisões), Media.Monks (‘The Community Shopkeeper’ para League of Legends), Le Pub (‘Solar Billboards’ para Heineken), AlmapBBDO (‘Guarded Bus Stop’ para Eletromidia e ‘Unbanned Armband’ para All Out) e Lew’Lara\TBWA (‘Accept Real Cookies’ para Piraquê).
Pharma
O Brasil tem sete possibilidades de um total de 35 finalistas. A categoria recebeu 354 inscrições em 2023 e 298 em 2022.
São três chances (Mobile, Use of Technology e Digital Craft: User Experience - UX) para o case “Mind´s Eye”, da Area 23, agência do IPG Health Network Company, de Nova York, com produção da produtora brasileira Canja Audio Culture Curitiba na subcategoria Innovative Use of Technology: Patient or Healthcare Professional do Pharma Lions. O cliente é Mnd Association, da Amylyx Pharmaceuticals.
Outra duas oportunidades de conquista (Mobile e Digital Craft: User Experience - UX) podem vir para o case “Scrolling Therapy”, Dentsu Creative de Buenos Aires (Argentina), Nova York e Chicago (EUA), com pós-produção da produtora brasileira Canja Audio Culture Curitiba na subcategoria Patient Engagement do Pharma Lions. O cliente é a Eurofarma.
Mais duas possibilidades (Use of Technology e Healthcare Product Innovation) estão na mira com o case “Scrolling Therapy”, Dentsu Creative de Buenos Aires (Argentina) , Nova York e Chicago (EUA), com pós-produção da produtora brasileira Canja Audio Culture Curitiba na subcategoria nnovative Use of Technology: Patient or Healthcare Professional do Pharma Lions. O cliente é a Eurofarma.
Digital Craft Film
No total, são nove finalistas brasileiros de uma lista com 71 cases apontados.
Entre eles, estão: “Heinz Spooky Ingredients”, da Soko, com produção da Heyheymymy Sao Paulo, na subcategoria Motion Graphics Design & Animation; “Qrece”, da AlmapBBDO, com produção da BITT, para Quaker, na subcategoria Motion Graphics Design & Animation; “Transparency Card”, da AKQA, com produção da Jamute para Congresso em Foco nas subcategorias Motion Graphics Design & Animation e Curation of Data; “Alexa Test Drive, da Ogilvy”, com produção da Iara Digital, L3 Produtora, Lucha Libre Audio e Sailor Studio, para BMW Brasil, na subcategoria Real-time Usage & Targeting; “Never Done Evolving Feat Serena”, da AKQA, São Paulo, Portland (EUA) e Melbourne (Austrália), com produção da Hefty São Paulo, que participa também da pós-produção com o Studio Zebra, para a Nike nas subcategorias Curation of Data e Innovative Use of Technology; “Coca-Cola Magic Audios”, da Ogilvy, com produção da A-Gandaia Studio, Sailor Studio e a mineira Take Blip, na subcategoria Native & Built-in Feature Integration; “Non-Mineable Land”, da AlmapBBDO, com produção da Punch Audio, para Amazone-Se, Centro de Trabalho Indigenista – Cti e Survival International, na subcategoria Metaverse, New Realities & Emerging Tech.
PR
A área somou 163 finalistas e o Brasil concorre com nove chances. Foram 1,6 mil inscrições em 2023 e 1.488 em 2022.
Entre os concorrentes, estão: “Eart4”, da AlmappBBDO com produção da Raw Audio e parceria da Giusti e Inpress Porter Novelli, para B3 Stock Exchange & United Nations Global Compact, nas subcategorias Consumer Services/Business to Business e Media Relations; “Favela Stock Exchange”, da AlmapBBDO e Bora Brasil para G10 Favelas, na subcategoria Not-for-profit/Charity/Government; “The Best-Seller Constitution”, da GUT em parceria com a Um Worldwide e produção da Hefty, para Mercado Livre, na subcategoria Real-time Response; “The Cost Of Gold”, da DM9 em parceria com a CDN, para Associação Urihi Yanomami, nas subcategorias Use of Events & Stunts e Single-market Campaign; “Uncomfortable Food”, da Soko em parceria com H+K Ideal, com produção da Café Royal, para Stella Artois, na subcategoria Brand Voice & Strategic Storytelling; “TR For Teacher”, da FCB Interface Mumbai e FCB Brasil, com produção da Quiet City Music + Sound, para Navneet na subcategoria Cultural Insight; “Bring Home The Bud”, da Wieden+Kennedy Nova York, para Budweiser, na subcategoria Market Disruption. O case teve também a participação da Africa Creative, Octagon Stamford e Wink Amsterdam.
Social
Dos 149 trabalhos finalistas, o Brasil disputa com 19 cases. Foram 1.462 inscrições em 2023 e 1.642 em 2022.
São eles: “Mission: Whopper”, da David Brasil e Buenos Aires (Argentina), com produção da Jamute e Raiz Estudio, para Burger King na subcategoria Retail; “That's Not My Name”, da Oliver, em parceria com Play It Again, Inpress Porter Novelli e Tulom, para Dove, da Unilever, na subcategoria Audience Targeting/Engagement Strategies; “The Most Valuable Tweet”, da Leo Burnett Tailor Made, para Fiat, na subcategoria Real-time Response; “The Cost Of Gold”, da DM9 em parceria com a CDN, para Associação Urihi Yanomami, na subcategoria Organic Reach & Influence; “The Heartburn Face”, da Publicis Leon, para Eno, na subcategoria Innovative Use of Influencers; “Files Of Freedom”, da Gut, para Mercado Livre, na subcategoria Innovative Use of Influencers; “The Zé Theory”, da Gut, para Zé Delivery, da Ambev, na subcategoria Innovative Use of Influencers; “Never Done Evolving Feat Serena”, da AKQA São Paulo, Portland (EUA) e Melbourne (Austrália), com produção da Hefty e Studio Zebra, para Nike, na subcategoria Innovative Use of Influencers; “The Tired Thumbs”, da FCB Brasil, para TikTok, na subcategoria Social Film; “Save The Favela”, da BETC Havas, para Kondzilla Records, na subcategoria Social Film; “Files Of Freedom”, da Gut, para Mercado Livre, na subcategoria Co-Creation & User Generated Content; “Cashback For Your Jersey’s Back”, da FCB Brasil, para Flash, na subcategoria Sponsorship & Brand Partnership; “Other Mc’s”, da Africa Creative, para Heinz, nas subcategorias Sponsorship & Brand Partnership e Market Disruption.; “Votenite!”, da Druid Creative Gaming, para Politize!, na subcategoria Social Purpose; “Tks For The Ad, da AlmapBBDO”, para Gol, na subcategoria Local Brand; “Atura O Baile (Put Up With The Dance)”, da Africa Creative, para Budweiser, na subcategoria Cultural Insight; "The Best-Seller Constitution", da GUT, para Mercado Livre, na subcategoria Breakthrough on a Budget; e “The Exiled Team”, da Africa, para Brahma, na subcategoria Breakthrough on a Budget.