Cannes Lions faz retrospectiva para celebrar histórico brasileiro
País Criativo do Ano, Brasil estrela nomeação inédita
Nesta sexta-feira (20), último dia do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, o Brasil foi celebrado em uma sessão especial, que traçou uma retrospectiva com trabalhos da indústria nacional, afinal, pela primeira vez no evento, um país está sendo reconhecido com o título de País Criativo do Ano.
"Olhando de volta à trajetória do Brasil no festival, desse seu primeiro ganho em 1970, ele atingiu um recorde de quase 2.000 Leões. Esse reconhecimento celebra não apenas os prêmios, mas uma nação em que a criatividade está profundamente entrelaçada com o tecido social, cultural e econômico”, comenta Simon Cook, CEO do Cannes Lions.
Como tributo adicional, o festival revisitou alguns cases brasileiros emblemáticos e premiados ao longo dos anos no festival:
- Immortal Fans / Doador Sport (Sport Club do Recife, Ogilvy & Mather Brasil)
- 100 (Leica Gallery São Paulo, F/Nazca Saatchi & Saatchi)
- Air Max Graffiti Stores (Nike, AKQA)
- Bluesman (Baco Exu do Blues, AKQA)
- Smell Amazing Forever (Old Spice, 72andSunny)
- Astronaut e Boy Scouts (Mondelez, Wieden+Kennedy São Paulo)
- I Am (Starbucks, VMLY&R Brazil)
- Salla 2032 (House of Lapland, Africa Creative)
- Stuck in the 80s (Guaraná Antarctica / AB InBev, Soko)
- Earth 4 (B3 & Pacto Global da ONU, AlmapBBDO)
- Errata (Diageo, AlmapBBDO)
Ao final da noite, Washington Olivetto receberá uma homenagem especial pelo conjunto de sua obra e pela contribuição histórica à criatividade brasileira. “Um verdadeiro pioneiro e a Lenda da propaganda Brasileira, cujo legado continua a inspirar criativos não apenas no Brasil, mas ao redor do mundo”, define Cook.
Só nesta quinta-feira (19), o Brasil já soma 96 Leões para o mercado nacional, com quatro Grand Prix, 17 Ouros, 33 Pratas e 42 Bronzes.