Direct Lions: país conquista três Pratas e dois Bronzes
Africa Creative, AKQA, GUT SP e Grey foram as premiadas na categoria
Sessenta Leões – entre GP, Ouro, Prata e Bronze – foram distribuídos em Direct neste ano. O Brasil faturou três de Prata (Africa Creative, AKQA e GUT SP) e dois de Bronze (Grey e GUT SP).
A AKQA venceu com o ‘Transparency Card’, desenvolvido para o portal Congresso em Foco. A ideia central do trabalho foi divulgar informações em tempo real sobre os hábitos de consumo dos políticos brasileiros.
O cartão da transparência acessa os bancos de dados do governo e envia notificações aos usuários quando os políticos gastam o dinheiro dos contribuintes.
O ‘Transparency Card’ foi inspirado em uma maneira familiar rastrear os gastos com cartão de crédito pessoal. Se um político gasta em um jato particular, por exemplo, os usuários do The Transparency Card recebem uma notificação em tempo real.
Ao invés de usar um aplicativo para rastrear essas informações, o Transparency Card usou recursos nativos dos telefones para retransmitir essas informações no formato mais direto possível. Todo brasileiro com telefone se transforma em um potencial ‘cão de guarda’ do dinheiro público, simplificando e democratizando o acesso a esses dados complexos.
Já a GUT SP ganhou com ‘The best-seller Constitution’, para o Mercado Livre. O case partiu dos atos golpistas de janeiro deste ano, quando milhares de manifestantes da extrema-direita invadiram o Palácio do Planalto, em Brasília, em uma ameaça à constituição federal.
Com base nisso – já na manhã seguinte ao ocorrido –, a GUT e o Mercado Livre disponibilizaram a Constituição Federal com 99% de desconto com o objetivo de valorizar a democracia do país. Resultado: em menos de 12 horas, a iniciativa ganhou as manchetes em todo o país e 100% do estoque foi vendido em quatro horas.
O último Leão de Prata conquistado pelo Brasil na categoria foi com a Africa Creative, em um case feito para a Trucss. O ponto de partida foi o fato de que o Brasil é o país que mais mata mulheres trans no mundo. E, como a maioria delas mantém os seus órgãos genitais, escondê-los seria uma das maneiras de se tornarem invisíveis à violência.
Porém, ao colar os órgãos em seus corpos, usar o banheiro torna-se impossível, causando problemas de saúde. Com um conteúdo muito sensível, a campanha mostra como essas mulheres escondem seus genitais, utilizando fitas adesivas, barbantes e até mesmo supercola. A alternativa para o problema, apontada pela agência, foi uma lingerie projetada para o corpo da mulher trans.
Leões de Bronze
A Grey ficou com o Bronze na categoria com o trabalho desenvolvido para a Universidade Zumbi dos Palmares, ‘’Receipts to Keep (Fighting)’. Com base no triste aumento de casos de racismo no Brasil, agência e anunciante lançaram o ‘Racismo Zero’, que visava combater o crime com uma abordagem multifacetada.
As medidas incluem educar e treinar funcionários sobre como denunciar e combater o racismo em espaços de varejo, atribuir um selo 'antirracista' a empresas sem casos relatados e a criação de uma plataforma para denúncia de incidentes, além de apoio emocional.
O outro Bronze foi para a GUT SP com ‘The best-seller Constitution’.