Entertainment busca ações “unskippable”

Área premia conteúdo que tem poder de capturar atenção e gerar conversa

Patrícia Moura, fundadora e CEO da consultoria Pride Content, será jurada de Entertainment Lions, categoria “que tem como premissa a criação de campanhas impossíveis de pular”, define Patrícia, que estuda e trabalha com redes sociais desde o início dos anos 2000. Do Brasil, ela destaca a capacidade de adaptar as conversas das redes sociais aos filmes publicitários. O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2024 ocorrerá na França entre os dias 17 e 21 de junho.

Patrícia Moura: retorno ao júri é reconhecimento de bagagem em branded content (Flávio Terperman/ Divulgação Pride Content)

Critérios
Entertainment Lions tem como premissa a criação de campanhas impossíveis de pular, o que Cannes denomina como “unskippable”. O conteúdo deve entreter e ser interessante de assistir até o fim, independentemente da narrativa e do gênero que seja apresentado. As campanhas são desenvolvidas para capturar atenção e curiosidade. No entanto, estamos falando de publicidade, então, a marca precisa aparecer, estabelecer vínculo com a audiência e passar a mensagem que deseja com eficácia.

Chamariz
Essa categoria premia a publicidade que mais rápido consegue traduzir uma mensagem de marca em um conteúdo que tem o poder de capturar a atenção e gerar conversa. E não necessariamente ela versa sobre o que as pessoas querem debater. A campanha ‘Eat a swede’, veiculada na Suécia, e vencedora do Grand Prix de Entertainment Lions de 2022, é uma tradução literal disso. Uma vez parando para ouvir a história, ela mexe com você de tal forma, que você precisa saber como ela termina.

Retorno
Já fui jurada da shortlist de Entertainment, no Cannes Lions de 2022. É uma honra retornar ao júri e, ao mesmo tempo, um grande reconhecimento da minha bagagem em entretenimento e branded content. Em 2022, eu já percebia a ascensão das campanhas com inteligência artificial e uso de tecnologias para mediar relacionamentos. Isso me chamou muito a atenção. Não apenas pelo case em si, mas pela capacidade de transformação do festival em criar subcategorias que contemplavam inovação, plataformas sociais e variadas linguagens do entretenimento.