“Ideias podem transformar o mundo”

Teremos muitas ideias usando IA e Deepmind em 2024. Isso mostra o poder da categoria

O case é o fim da ideia ou apenas um capítulo de uma história mais longa? Intrínseco a propostas que podem transformar o mundo, esse questionamento permeia o julgamento das peças inscritas na premiação Innovation Lions. “O nosso papel é ver além do que está no case, o que já aconteceu, e analisar o quão impactante aquela ideia será no futuro”, atenta Diego Machado, chief creative officer (CCO) global da AKQA e presidente do júri da categoria, que completa 11 anos nesta edição. “Não estamos em uma feira de inovação da Nasa. Uma tecnologia por si só não vencerá sem aplicação criativa”, avisa o executivo.

Diego Machado: única categoria que não premia o passado e sim o futuro (Divulgação)

Exagero
Innovation é uma das categorias mais novas, completando 11 anos nesta edição. Acredito que a palavra inovação foi exageradamente utilizada, mas sua intenção é muito nobre. Gosto de encará-la como a única categoria que não premia o passado e sim o futuro. O nosso papel como júri é conseguir ver além do que está no case, o que já aconteceu, e analisar o quão impactante aquela ideia será no futuro. O case é o fim dela ou apenas um capítulo de uma história mais longa? Revi todos os Leões da categoria, e é curioso ter um olhar “do futuro” e entender como algumas ideias deram luz para onde o mercado estava caminhando.

Evidências
‘Google Deepmind Alphago’, GP de 2016, é um ótimo exemplo. Foi a primeira vez que muitos viram uma utilização prática, criativa e didática de uma inteligência artificial. E estamos falando de oito anos atrás. Teremos muitas ideias usando IA e Deepmind em 2024. Isso mostra o poder da categoria.

Disputa
É uma categoria concorrida. Se não me engano, no ano passado, foram apenas seis Leões, incluindo o Grand Prix, das cerca de 20 shortlists. Os finalistas têm o direito de subir ao palco e fazer uma apresentação ao júri, tornando a categoria extremamente rigorosa. Processos e estatísticas à parte, é uma área com muita clareza sobre o que é exigido.

Leia a matéria completa na edição de 20 de maio de 2024