Mercado brasileiro não é premiado em Creative Strategy
O Grand Prix da categoria ficou com a BBDO da Bélgica para Decatlon
A campanha "KLØS", criada pela GUT-SP para Skol, foi o único trabalho brasileiro finalista em Creative Strategy Lions, mas não recebeu nenhum Leão. A agência fez uma espécie de experimento com consumidores que diziam não gostar de Skol, por achar a cerveja aguada, entre outras desvantagens. No entanto, convidaram um grupo de pessoas para provarem uma nova cerveja gringa, a KLØS, que aprovaram o sabor do lançamento. Ao final, porém, essas pessoas eram surpreendidas com a retirada de um rótulo que cobria a lata inteira de... Skol.
No total, Creative Strategy teve 54 peças na shortlist e distribuiu 19 Leões. Mariana Sá, CCO da WMcCann, foi a jurada brasileira na categoria.
O Grand Prix da categoria do festival que avalia a estratégia por trás da criatividade foi para "The Breakaway: The First Ecycling Team for Prisoners", criado pela BBDO Belgium para Decathlon. O projeto desenvolveu no metaverso um circuito de corrida de bicicleta para que um time de seis detentos em uma cadeia da Bélgica pudessem participar. "A assinatura é: "Sport is freedom".