DM9 ultrapassa Africa e Brasil já tem mais Leões do que em 2024

No penúltimo dia do festival, país ganhou mais quatro Ouros, oito Pratas e dez Bronzes

O mercado publicitário brasileiro recebeu 22 Leões nesta quinta-feira (19) no Cannes Lions 2025, alcançando 96, e já ultrapassa neste penúltimo dia do festival o total recebido na edição do ano passado, quando foram 92 prêmios. Até o momento, são quatro Grand Prix, 17 Ouros, 33 Pratas e 42 Bronzes.

Nesta quinta, saíram quatro Leões de Ouro para o país - dois da DM9, um da Africa Creative e um da AlmapBBDO (o primeiro da agência neste ano); oito Pratas - DM9, GUT e MRM levaram duas cada uma, Africa e Droga5 uma cada; e dez Bronzes - só a DM9 levou quatro, a Le Pub dois, Africa, GUT, VML e Almap, um cada uma.

Com esse resultado, a DM9 ultrapassou a Africa no ranking de agências brasileiras. Na sequência, aparece GUT na terceira posição, com Artplan e AlmapBBDO fechando o top 5.  

Foram divulgadas as trilhas de Experience (Brand Experience & Activation Lions, Innovation, Creative Commerce, Creative Business Transformation e Luxury) e Strategy (Creative Effectiveness e Creative Strategy), totalizando sete categorias.

Em Creative Strategy, foram três Leões: um Ouro, uma Prata e um Bronze. O destaque foi a Almap com Leão de Ouro para ‘Pedigree Caramelo’ e  Bronze com ‘Guarded bus stop’ para Eletromidia. A Droga5 levou Prata com ‘The princess & the crown’ para Seda.

O mercado elevou a performance em Creative Commerce com a conquista de sete prêmios, um de Ouro, três Pratas e três Bronzes. O Ouro é da DM9 com ‘Recipe for growth’ para iFood, que também levou Prata com ‘Prize on the bone’ para KFC e Bronze com ‘Efficient way to pay’ para Consul. A GUT ganhou Prata com ‘Coupon rain’ para Mercado Livre e a terceira Prata ficou com a MRM para ‘Makeup payment’ (Mastercard). Africa garantiu Bronze com ‘Trash talk codes’ para Brahma e Le Pub recebeu o terceiro com ‘Bar dating – powered by Hei!’.

0:00
/

O júri de Creative Business Transformation entregou um Leão para a publicidade brasileira, um Bronze para a DM9 com ‘Recipe for growth’ para iFood. Categoria lançada em 2021, distribuiu neste ano apenas sete prêmios.

Em Creative Effectiveness, foram dois Leões de Prata para o Brasil, com GUT e MRM, que levaram os prêmios com ‘Handshake hunt’ para Mercado Livre e ‘Samsung throwback deals’, respectivamente.

Em Brand Experience & Activation, uma das categorias em que o mercado brasileiro é mais premiado, o país recebeu nove Leões, sendo dois de Ouro, dois de Prata e cinco de Bronze. Africa e DM9 ganharam um Ouro cada uma, com ‘Ads cover rents’ para Brahma e ‘Plastic blood’ para Oka Biotech, respectivamente.

As Pratas são da DM9 com ‘Plastic blood’ e da Africa com ‘Fishermen storytellers’ para Corona. Dos cinco Bronzes, dois são da DM9 com ‘Prize on the bone’ para KFC e ‘Building futures’ para MRV. A Le Pub foi premiada com ‘Followers store’ para New Balance; a GUT com ‘Coupon rain’ para Mercado Livre e a VML com ‘Thanks for creating’, da Coca-Cola.

O país não foi premiado nas categorias Innovatioin e Luxury, que inclusive não tinham finalistas brasileiros neste ano. Realizado na Riviera Francesa, o Cannes Lions 2025 termina nesta sexta-feira (20), quando serão divulgadas as últimas quatro categorias restantes: Glass: The Lion for Change; Sustainable Development Goals; Film e Dan Wieden Titanium Lions, além do Grand Prix for Good.