País fica sem Leões em três categorias divulgadas nesta quinta (20)
Creative Strategy, Creative Business Transformation e Innovation foram anunciadas no quarto dia do festival
Das sete categorias anunciadas nesta quinta-feira (20), as agências brasileiras ficaram sem Leões em três delas. Em Creative Business Transformation, Soko concorria com ‘The Dove code’, criado para a marca Dove, da Unilever, GUT com ‘Rebuilding an icon’ (Heinz) e AlmapBBDO com ‘Lost child alert’, trabalho desenvolvido para a Eletromidia. Em Innovation Lions, a AlmapBBDO foi a única agência que chegou à shortlist com 'Abrigo amigo'.
Já em Creative Strategy, a AlmapBBDO teve dois shortlists com o filme ‘Gerações’, desenvolvido para a Volkswagen para celebrar os 70 anos da marca no Brasil. A AQKA São Paulo concorreu com ‘Cartão da transparência’, criado para o Congresso em Foco.
A jurada brasileira de Creative Strategy, Sumara Osório (VML São Paulo), destacou que a categoria é muito difícil e que contou muito para o júri a questão de impacto de negócio, de marca e como tudo isso estava integrado.
“É uma categoria muito competitiva, mas o Brasil foi bem até a parte de shortlist. O que se buscou foram impactos duradouros, tanto de plataformas de marcas que vêm há muito tempo trabalhando, assim como o residual que ficou para a sociedade, a cultura e para o próprio negócio. O tempo inteiro a busca foi por transformação, sobre como a estratégia transformou a vida das pessoas, a cultura e a marca. No final, a verdade é que os vencedores atendiam a todas essas transformações. Não é nenhum demérito para o Brasil, mas é uma categoria muito difícil com uma grande fotografia do que é o festival, do que foi a premiação no ano passado, porque você pode trazer cases premiados e já reconhecidos”, destacou ela.
A executiva também disse que o júri procurou campanhas que têm uma continuidade e que viram também vários cases com impacto na legislação, como o Grand Prix para ‘Pice of me’, da Dentsu Creative Amsterdam para KPN, que ajudou na criação de uma lei para combater o online shaming.
Segundo Sumara, o case brasileiro que teve mais chances de subir para Leão foi ‘Gerações’, da AlmapBBDO para Volkswagen. “Discutimos muito o case da Volkswagen. É impressionante como esse trabalho é conhecido no mundo inteiro. Os jurados entendiam e reconheciam o valor do case. Expliquei que era como pegar o Elvis e a filha juntos e que foi muito importante para o Brasil, com um impacto de marca incrível, que colocou a Volkswagen como líder no mercado brasileiro. Mas essa é uma ação com começo, meio e fim e, como disse, o júri procurou campanhas que têm continuidade”.
Conheça os Grand Prix das quatro categorias:
Creative Strategy
‘A piece of me’, da Denstu Creative Amsterdam para KPN
Creative Effectiveness
‘It has to be Heinz’, da Rethink Toronto, para Heinz
Creative Business Transformation
‘Refurb’, da LePub Amsterdam para Philips
Innovation
‘Voice 2 diabetes’, da Klick Health Toronto para KVI Brave Fund Inc