VMLY&R conquista Ouro em Entertainment Lions for Gaming
Na categoria, que estreou neste ano, país ainda faturou duas Pratas e quatro Bronzes
Na estreia da categoria de Entertainment Lions for Gaming, o Brasil faturou um Ouro, duas Pratas e quatro Bronzes. A VMLY&R ficou com um Leão dourado e um prateado pelo trabalho ‘Los Santos +3ºC’, para o Greenpeace; a outra Prata da agência foi para ‘The Gaming Cap’, desenvolvido para a Dell. Entre os Bronzes, o país venceu com a Soko, AlmapBBDO e dois com a David.
Case já premiado em outras edições do Cannes Lions, ‘Los Santos’ buscou alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática. A ideia do Greenpeace Brasil e da agência foi levar os impactos reais da crise ambiental para dentro do metaverso.
O mapa alterado trouxe modificações ambientais, sociais e econômicas, além de missões com foco socioambiental. A ação contou com uma página que permitiu aos usuários doarem para a causa e assinar um abaixo-assinado da organização, que visava pressionar os governadores a decretarem emergência climática.
‘Los Santos +3ºC’, a mais famosa cidade do universo gamer, e seus cidadãos sofrerão com as consequências dos eventos extremos, como áreas inundadas, reservatórios secos, poluição do ar e uma drástica diminuição da fauna e da flora. Além disso, os personagens serão obrigados a usar máscaras, irão cansar mais rápido e terão missões exclusivas, como resgatar refugiados climáticos e transportar água potável.
De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo vive a última janela de oportunidades para uma tomada de ação que promova mudanças urgentes e necessárias para conter a crise do clima. Para o Greenpeace Brasil, o que acontece em Los Santos+3º é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e sofrerá de maneira ainda mais intensa caso ações efetivas não sejam realizadas.
Já o trabalho realizado para a Dell, ‘The Gaming Cap’ mostra a importância dos sons como uma ferramenta de imersão 360 graus na experiência do jogo, fazendo com que o gamer tenha sensações durante a partida. O case busca conscientizar e promover um diálogo em torno da inclusão de pessoas com deficiência auditiva nesse ambiente.
Então, a agência e o anunciante desenvolveram um conceito chamado Gaming Cap, que trata de uma experiência que transforma ondas sonoras em pulsos e vibrações, permitindo mais imersão para esses gamers e possibilitando que os jogadores consigam identificar a direção da qual o som está vindo.
Segundo a pesquisa Game Brasil 2023, 70,1% dos brasileiros têm o hábito de jogar jogos eletrônicos, e 9,9% deles afirmam que deficiências motoras, visuais, genéticas, cognitivas ou auditivas limitam essa experiência. Desta forma, o Gaming Cap foi desenvolvido em parceria com a comunidade de pessoas com deficiência auditiva, que esteve envolvida na concepção da prova de conceito.
Bronzes
Os dois cases da David, que conquistaram o Leão de Bronze, foram para o Burger King. Um deles, o ‘Burger Glitch’, apresentou uma uma linguagem facilmente reconhecida pelo público gamer: os bugs. Durante um dia, as ofertas bugadas foram liberadas dentro do app para quem estivesse conectado. A ação também incentivava o compartilhamento de bugs encontrados durante o momento em que o cliente estivesse jogando.
Já em ‘Mission: Whopper’, o BK pediu às equipes de Call of Duty que renomeassem seus membros, cada um com os ingredientes de um Whopper. Se a equipe ganhasse o jogo com a classificação da equipe na ordem correta dos ingredientes do sanduíche, a equipe ganhava hambúrgueres.
Com isso, as equipes que jogam em outras plataformas começaram a fazer a mesma coisa, transformando milhares de placares nos jogos mais populares do mundo em mídia para o Whopper.
A AlmapBBDO – com ‘Unbanned Armband’, para All Out – foi outra brasileira que conquistou um Bronze. O case, baseado em questões LGBTQIA+ durante a Copa do Mundo do Catar, no ano passado, levou a braçadeira de capitão 'One Love', que foi proibida pela Fifa durante o Mundial, para o universo dos games, driblando a proibição.
Usuários criaram uma modificação (MOD) para o game FIFA 23 que permitiu a utilização da braçadeira proibida. Com ela, as pessoas podem usar a versão virtual dos jogadores para fazer o que eles foram impedidos no mundo real.
A Soko, por fim, venceu com ‘Game-Her’ para Guaraná Antarctica.