WK, Africa, GUT e Soko ganham Leões em PR Lions

Em 2023, a área somou 163 finalistas e o Brasil teve nove chances de ganhar Leão

“Bring Home The Bud”, da Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA) e Africa Creative, para Budweiser, conquistou Prata em PR Lions, mesmo troféu entregue à GUT com “The Best-Seller Constitution”, criada para o Mercado Livre. Já a Soko ganhou Bronze com “Uncomfortable Food”, case criado para Stella Artois, da Ambev, com produção da Café Royal.

PR Lions contou com 117 trabalhos inscritos pelo Brasil. A jornalista Daniela Graicar, sócia e coCEO da PROS, julgou pela primeira vez os projetos da categoria. Neste ano, a área somou 163 finalistas e o Brasil teve nove chances de ganhar Leão.

Jo-ann Robertson, CEO, global markets da Ketchum do Reino Unido presidiu o júri, “que foi colaborativo, respeitoso, mas, acima de tudo, reconheceu o impacto social dos trabalhos inscritos”, disse Jo-ann Robertson.

Daniela destaca projetos capazes de ir além da emoção. “Olhamos para trabalhos com capacidade de transformar, gerar conversas e movimentar também os negócios dos clientes”, comenta a sócia e coCEO da PROS. Daniela retorna ao Brasil com a missão de provocar os profissionais de relações-públicas para as próximas edições do Cannes Lions.

“O mercado brasileiro vem experimentando os resultados do PR criativo, e se apaixonando pela ideia de liderar conversas atuais e necessárias, com suas marcas participando de forma orgânica da vida das pessoas”, lembra.

O vencedor de Grand Prix foi “Self Love Bouquet”, criado pela GUT de Los Angeles (EUA), para Doordash. Em 2022, a BBDO da Bélgica conquistou o prêmio máximo da categoria com a campanha “The Breakaway: The First eCycling Team for Prisoners”, criada para a Decathlon. Foram 1,6 mil inscrições de 35 países em 2023 e 1.488 em 2022. Neste ano, PR Lions distribuiu 52 Leões.

O Brasil inscreveu 2.037 peças na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, aumento de 5,5% em relação aos 1.930 trabalhos submetidos no ano passado. Apesar da predominância de agências, as inscrições realizadas diretamente pelas marcas avançaram 18%. Na comparação de 2021 com 2022, o crescimento havia sido de 31%. Em 2021, foram submetidos 1.472 cases julgados à distância à época devido à pandemia da Covid-19.

No resultado global de 2023, foram 26.992 inscrições de 86 países, alta de 6% ante 2022, quando o evento totalizou 25.464 inscrições de 87 nacionalidades. Em 2021, foram 29.074 peças de 90 nações. A queda havia sido de 12% na comparação de 2021 com 2022.

O Brasil se mantém como o terceiro país com mais inscrições no festival, atrás dos Estados Unidos (7.303) e Reino Unidos (2.201).