Canon destaca a superação em campanha de fim de ano
A campanha de fim de ano da Canon, batizada de Um Natal para Acreditar, criada pela Dentsu Brasil, surgiu a partir de uma declaração da paratleta Sabrina Custódia: “Ou eu ficava chorando, me lamentando… Ou eu poderia ser feliz. E eu escolhi ser feliz”.
A comunicação destaca histórias reais de superação, como a do fotógrafo cego João Maia. O filme apresenta, além de Sabrina, Claudine dos Santos e Claudemir Aleixo, todos com deficiência física, que ultrapassaram obstáculos e se dedicam ao paratletismo. João Maia, conhecido por registrar esse tipo de evento, foi convidado pela Canon para fazer fotos desses paratletas e gravar um minidocumentário. “Eu sempre falo que a minha máquina fotográfica é a extensão do meu corpo”, diz no filme.
A Canon surpreendeu Maia com uma câmera otimizada para cegos com acessibilidade através de leitura das funções por arquivo de voz embutidos no cartão de memória. Em outras palavras, a câmera “fala”. A tecnologia foi desenvolvida pela Dentsu, IWS e Canon. Produção do filme é da Academia, com direção de Adriana Yanez.