Capital usa a tecnologia a favor para interagir e entregar conteúdo
Há pouco mais de um mês à frente da Rádio Capital como diretor-geral, Douglas Miquelof afirma que a emissora usa a tecnologia a favor para interagir e entregar conteúdo nos mais diversos momentos da jornada dos consumidores. Segundo ele, a programação está presente no dial, aplicativo, site e redes sociais, além do uso do WhatsApp como ferramenta de contato e interação, gerando troca de informações em tempo real com milhares de ouvintes ao longo do dia ou até mesmo pelo consumo on demand na melhor hora e dispositivo que convém através do Facebook e YouTube. “Para os próximos meses, devemos ofertar novos produtos inéditos, cada vez mais híbridos”, diz o executivo, que tem mais de 20 anos de carreira, sendo 15 deles no Sistema Globo de Rádio.
Miquelof afirma que a audiência da rádio nas redes sociais é super-relevante. “Temos uma linguagem específica para cada uma delas, pois a forma de consumo é diferente e exige uma coordenação estratégica, desenvolvida para promover a melhor relação nas questões de interatividade e engajamento. Nossos canais seguem em constante crescimento de seguidores e percebemos que, ao passar do tempo, este movimento é cíclico e exponencial, além de uma ótima oportunidade para as marcas anunciantes dentro dos nossos projetos comerciais”.
Para o diretor-geral, o rádio é áudio e áudio é multiplataforma. “Para o rádio a tela é mais uma plataforma na distribuição de conteúdo, que amplia seu alcance. O conteúdo, por sua vez, é construído para uma experiência audio first, mantendo sua característica de consumo multitarefa e ofertada em vários tipos de devices. As ferramentas digitais só tornaram o rádio mais forte, interativo e com alto poder de engajamento. Os comunicadores sempre foram influenciadores e continuam sendo até hoje”, opina.
Em sua avaliação, não houve ressurgimento, e sim, uma capacidade natural do meio de se renovar, adaptar e inovar, incorporando as novidades de maneira fluida em seus processos e ampliando cada vez mais a relação com a audiência onde quer que ela esteja e da forma que ela preferir consumir.
Miquelof observa que hoje o mercado anunciante é comprador de propostas e ideias que tenham alinhamento com seus resultados e propósitos. “Ou seja, a demanda de ações publicitárias padrão, de spots e textos comerciais ainda existe e é importante parte do nosso resultado, mas para encantar e fidelizar marcas, produtos e serviços junto à audiência, nossa equipe comercial hoje tem forma de atuação mais próxima à de uma consultoria de negócios, que desenvolve propostas de maneira customizada e sob medida, sempre sugerindo formatos e modelos que sejam bons para a audiência, a marca e o veículo, numa relação ganha-ganha. Neste cenário destacam-se projetos especiais, formatos como branded content, brand experience, lives, podcasts, ações de ativação, eventos, shows etc.”, detalha.
O planejamento da Rádio Capital inclui ampliar o portfólio de produtos para atender cada vez mais novas audiências, ter uma base consistente e forte nas mais variadas plataformas. Entre as novidades está o lançamento do podcast Aconteceu na Capital, com estreia prevista para novembro. “A tendência é de crescimento na oferta de novos produtos neste formato e, claro, visando as oportunidades para gerar novas receitas”.
Miquelof informa que a Rádio Capital teve um bom desempenho no primeiro semestre do ano, comparado com o mesmo período de 2020, e fala sobre as expectativas de médio e longo prazo. “Estamos crescendo acima do mercado, quando avaliamos os números recentemente publicados pelo Cenp-Meios com os dados consolidados do primeiro semestre de 2021. O segundo semestre tem se apresentado como a sedimentação do início da retomada da economia e dos negócios, mesmo que tenhamos ainda algumas sinalizações e fatores que são pontos de atenção, como crise hídrica, inflação alta e baixa geração de empregos. Já estamos com os radares em 2022 e 2023, pois, em nossa visão de médio prazo e longo prazo, vamos buscar estar cada vez mais otimizados e leves, com a marca Capital cada vez mais forte, com grande poder de reverberação e engajamento com a audiência, conectada em uma enorme rede de parceiros, fornecedores e produtores de conteúdo, oferecendo ao mercado cada vez mais valor percebido e de impacto nos resultados de marketing e comunicação dos nossos clientes”, finaliza o executivo.