Carabao expande e quer chegar aos EUA até o fim do ano
O patrocínio ao time de futebol Clube de Regatas do Flamengo foi a estratégia escolhida pela bebida energética Carabao para entrar no mercado brasileiro, movimento semelhante ao utilizado para ingressar no mercado inglês, no ano passado, onde se tornou patrocinadora dos times Chelsea e Reading FC. A marca tailandesa já está também nos mercados da Bélgica e da China. Chega em território brasileiro com o conceito “Vai encarar?” e trabalhando com o Banco de Eventos em ações de ativação e live marketing. O Brasil é o primeiro país da América Latina a comercializar a bebida, cuja proposta é oferecer energia com muito sabor.
As camisas do Flamengo tem desde o início de janeiro a marca nas mangas, mas a partir do ano que vem e até 2022 a logomarca do búfalo – significado de carabao em tailandês – será posicionado no peito dos jogadores, como patrocinador master.
O patrocínio irá injetar R$ 190 milhões no time pelos próximos seia anos, e o clube receberá uma porcentagem no valor de cada lata consumida por seu torcedor. O patrocínio ao futebol é a principal plataforma de marketing da Carabao, que carrega o título de sponsor da English Football League, rebatizando a copa da Liga (EFL Cup) para Carabao Cup, já em 2017.
A marca já fez sua estreia nas camisas do time carioca com a equipe Sub-20, em partidas da Copa São Paulo em janeiro. O elenco profissional utilizou o uniforme pela primeira vez no amistoso contra o Vila Nova, no penúltimo sábado (22).
A Carabao foi criada por Aed Carabao, popular cantor de folk da Tailândia conhecido como “a voz do povo” em 2002 e, em 10 anos, conquistou 17% do segmento de bebidas energéticas por lá. Em 2004 entrou nos Estados Unidos e depois Europa. O objetivo, segundo Nélio Lucas, representante da marca por aqui, é se tornar líder no Brasil nos próximos anos, algo bem desafiador em um mercado que tem mais de 100 marcas de energéticos e é dominado pela Red Bull (que tem cerca de 40% do mercado) e diversos players de peso como Ambev, Coca-Cola, Grupo Petrópolis, entre outros. As versões vendidas no Brasil serão Original, Sugar Free e Green Apple.
Estão previstos, nesse carnaval, ativações e outras ações pontuais nas praias ao longo desse trimestre. A assinatura “Vai Encarar?” foi criada pelo Banco de Eventos, uma espécie de adaptação de “Bring it on” usado na Inglaterra.
No mercado inglês, a marca é atendida pela agência Quiet Storm e, no planejamento de mídia, pela Total Media e pela BD Network. O plano é chegar até o início de 2018 nos Estados Unidos.