No dia de abertura da 20ª Semana da Criação, o principal palestrante foi o sociólogo cultural Carl Rhode, professor do Departamento de Comunicação de Massa e Ciências Sociais da Universidade de Ultrecht, e da agência holandesa Signs of the time. O holandês definiu o conceito de marcas “cool”, ou seja as que conseguem, segundo ele, eletrizar os corações e mentes dos consumidores. As ações de marketing devem ser inspiradoras e promissoras, levando em conta um fator vital de agora em diante, o fato de que para as novas gerações, chamadas “geração game”, a interatividade é primordial, em qualquer que seja o meio utilizado. Pesquisa realizada pela Signs of the Times, empresa de Rhode, em parceria com o Terra e a MetrixLab, entrevistando quase 2.500 pessoas no Brasil, deu exemplos de marcas “cool” por aqui. Na categoria bebidas não-alcoólicas ficou em primeiro lugar a marca de sucos Del Valle, seguida de Guaraná Antarctica, Nescafé e Coca-Cola; já em Sandálias, as Havaianas ocupam o topo, tendo na seqüência Yepp e Azaléia.
Jingles e Imitações
Alguns dos profissionais ligados ao rádio deram seqüência no primeiro dia da 20ª Semana, com o quadro “Boteco do Rádio”, no qual estavam reunidos os publicitários Tula Minassian, Zelão, Lula Vieira e Bá Assumpção, e os radialistas Beto Hora e Odair Baptista, convidados especiais. Com muito bom humor, entre imitações das vozes de Lula, Maria Bethânia, Cid Moreira, FHC, feitas por Beto Hora e alguns jingles famosos cantados por Zelão, o grupo discutiu e defendeu a importância do meio rádio na publicidade brasileira.