Passada a onda de insegurança na cidade do Rio de Janeiro, com invasões aos morros e evasão dos turistas nas praias, o Carnaval de Rua retomou o sucesso das marchinhas e bailes abertos do passado. O Bloco Cordão do Bola Preta abriu o carnaval de rua do Rio e nem chuva fina espantou os foliões. O desfile começou pouco antes das 10h, na Cinelândia. Milhares de pessoas acompanham o tradicional bloco carioca, que desfila há 92 carnavais.
A expectativa da organização de receber 2,5 milhões de pessoas foi alcançada, para contento dos patrocinadores Itau e Ambev. A companhia cervejeira da marca Antartica contratou a agência Dreamfactory para desenvolver a operação das várias ações de marketing no Carnaval. A Almap BBDO criou a campanha, enquanto a Click ficou com a viralização digital e a Marketing Vision respondeu pelas ativações em PDV´s.
Como patrocinadora oficial do evento, Antarctica, em parceria com o Itaú e com Dreamfactory investiu na infraestrutura da festa, com a instalação de 7.400 banheiros químicos, 800 agentes de trânsito, publicação de 1 milhão de exemplares de um guiam com o roteiro dos blocos para o público não perder o melhor da festa.
As duas empresas passaram pelo crivo do caderno de encargos desenvolvido pela Riotur, que determinou em 2010 pelo menos 6.400 banheiros químicos, 800 diárias de controladores de tráfego, 50 faixas e 250 galhardetes de sinalização de trânsito, 80 diárias de UTI móvel e a publicação de um guia com o roteiro dos blocos com tiragem mínima de um milhão de exemplares.
As mensagens de conscientização fizeram parte das ativações da Antarctica que alertou aos foliões para o consumo responsável da bebida e para a utilização dos banheiros públicos. Marchinhas de Carnaval com a temática foram cantadas pelo bloco da “Boa”, e em toda a comunicação visual com placas, banners e galhardetes.
As iniciativas de Antarctica para o Carnaval de rua também incluíram a internet com um site exclusivo (www.carnavaldaboa.com.br), com informações dos blocos, agenda, circuito, e, por meio do Google Maps era possível ver a infraestrutura disponível nos locais.
Além da Avenida Rio Branco, também a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, recebeu decoração por parte dos patrocinadores.
Por Perla Rossetti