Carnaval se torna vitrine estratégica para empresas de moda e beleza

Público engajado em criar produções para a folia impulsiona ativações, patrocínios e coleções temáticas, consolidando a data como estratégica para o setor

No Carnaval, moda e beleza deixam de ser apenas categorias de consumo e passam a funcionar como linguagem cultural. Da escolha do 'look' à maquiagem, a preparação para a folia mobiliza um público altamente engajado em construir produções que expressem identidade, liberdade e pertencimento.

Atentas a esse comportamento, marcas do setor transformam a data em um território estratégico, ampliando investimentos que vão além de coleções especiais e apostando em ativações, patrocínios e experiências conectadas à cultura da festa e à ocupação dos espaços da rua.

Embora as ações presenciais sigam no centro das estratégias, em sintonia com a ocupação física da folia, as marcas também ativam as redes sociais como extensão cultural da festa com séries de conteúdos interativos, com curiosidades e inspirações.

Confira as ações das empresas de moda e beleza para a data:

Riachuelo - 'Circuito Incrivelmente Brasil'

A Riachuelo estrutura sua atuação a partir de um circuito proprietário que percorre diferentes polos do Carnaval brasileiro. Com o 'Circuito Incrivelmente Brasil', a marca marca presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda e Salvador, com patrocínios a blocos e experiências presenciais.

A rede também investe em uma série de conteúdos nas redes sociais, incluindo uma websérie que leva o mesmo nome da campanha. Nos conteúdos, o público aprende sobre expressões culturais de cada cidade, além de conferir as produções dos foliões.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Riachuelo (@riachuelo)

C&A -  'Do Bloco ao Baile'

A C&A consolida o Carnaval como um pilar recorrente de sua estratégia de moda ao manter, pelo quarto ano consecutivo, o conceito 'Do Bloco ao Baile'. Em 2026, a coleção parte de referências como Hype Latino, Ícones BR e Nostalgia para traduzir o Carnaval como expressão cultural e comportamento contemporâneo.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por C&A Brasil (@cea_brasil)

Além dos produtos, a presença se materializa em ativações no Rio de Janeiro, no patrocínio ao Expresso 2222, em Salvador, e na escolha de um ensaio da Imperatriz Leopoldinense como cenário da campanha.

Avon retorna ao Pinterest com ‘Seu Batom Pode Mais no CarnAvon’

No campo digital, a Avon aproveita o Carnaval para reestrear no Pinterest com uma ação ancorada na tendência 'Beleza sem regras', do Pinterest Predicts 2026.

A iniciativa reposiciona o batom como elemento central na construção dos looks de folia e dialoga com um comportamento marcado por liberdade estética, experimentação e rejeição a padrões rígidos — especialmente entre millennials e geração Z.

Conteúdo de Avon no Pinterest | Imagem: divulgação

Ainda para o Carnaval, a Avon lançou a campanha ‘Seu Batom Pode Mais no CarnAvon’. Criação da VML reposiciona o batom como protagonista da maquiagem da folia.

Renner e Ashua

A Renner aposta na versatilidade como eixo central de sua leitura para o Carnaval. A combinação entre a curadoria de Alto Verão e a coleção especial para a data reforça o uso do brilho, das cores e dos acessórios como elementos que transitam entre o cotidiano e a folia. A marca amplia essa presença ao ocupar também o ambiente musical, com a estreia da Rádio Renner no YouTube.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Lojas Renner (@lojasrenner)

A Ashua, marca Curve & Plus Size da Renner, apresenta uma coleção inspirada no Carnaval com foco em diversidade, liberdade de expressão e conforto.

Quem Disse, Berenice? aposta no TikTok

Para o Carnaval, a marca estrutura o 'Carna Berê' a partir do comportamento de busca dos usuários na plataforma. A campanha é a primeira de uma marca brasileira de maquiagem a utilizar o Category Search Hub no TikTok, organizando conteúdos que respondem a pesquisas recorrentes como 'make de Carnaval' e 'make que não derrete'.

Category Search Hub no TikTok | Imagem: divulgação

Levi’s

A Levi’s se conecta ao Carnaval de São Paulo por meio da música e da performance ao patrocinar o bloco CarnaLau. A marca veste Lauana Prado com looks exclusivos para o trio elétrico, reforçando o denim como símbolo de autoexpressão, conforto e identidade em um dos momentos de maior visibilidade cultural do ano.

Hering
No Carnaval 2026, a Hering estreia no Nosso Camarote e posiciona a Camiseta World como peça central da experiência. A marca também assina um espaço de customização no Rio de Janeiro.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Hering Oficial (@hering_oficial)

Reserva

A Reserva reforça sua presença no Carnaval de Salvador como patrocinadora do Camarote Salvador, assumindo tanto as estampas dos abadás quanto o espaço de customização. A atuação se desdobra ainda no Rio de Janeiro, com a participação da Reserva Mini no bloco infantil Mini Seres do Mar, ampliando o alcance da marca para diferentes públicos e formatos da festa.

Shop2gether

O Shop2gether trabalha o Carnaval como exercício de curadoria e autoria. A collab inédita com a Piesse, marca de Perpétua Saraiva, aposta no brilho e no trabalho artesanal como protagonistas da data, posicionando o e-commerce como destino de moda para ocasiões específicas e experiências estéticas mais elaboradas.