'Casa dos Jetsons nunca esteve tão acessível'
Elaine Ishibashi é diretora de marketing e trade de varejo da Fast Shop
Elaine Ishibashi, mais conhecida como Shiba, atua como diretora de marketing e trade na rede de varejo Fast Shop, onde é responsável pelas áreas de CRM, Branding, Planejamento, Criação, PDV, Eventos, Mídias Sociais, Relações Públicas e Mídia.
No seu currículo consta que também foi diretora de marketing na Samsung, além de ter trabalhado na LG Electronics, Nestlé, Diageo e PricewaterhouseCoopers. Neste depoimento, ela faz uma comparação entre o futurismo presente na casa da família Jetsons – famoso seriado animado de TV lançado nos anos 1960 – e os avanços tecnológicos cada vez mais presentes em nossas casas nos dias de hoje.
Primeiro spoiler
Se você já assistiu Os Jetsons, famosa série de desenho animado lançada nos Estados Unidos nos anos 1960, certamente se lembra do futurismo imaginado pela dupla William Hannah e Joseph Barbera. Os episódios mostravam como seria a vida da família Jetsons em 2062, ano em que eles conviviam com avanços tecnológicos que, na época, mais pareciam um cenário de ficção: cidades suspensas, carros voadores, trabalhos totalmente feitos por máquinas e até uma ajudante robô, que recebeu o nome de Rosie e era responsável por cuidar dos filhos da família e realizar serviços domésticos. Ainda não chegamos a esse nível de modernidade, no entanto, muitos recursos mostrados no desenho já fazem parte da nossa vida, como esteiras rolantes, tablets e até as videochamadas - sim, os Jetsons deram o primeiro spoiler de como são realizadas quase todas as reuniões de trabalho hoje em dia.
Internet das coisas
O conceito é simples: trata-se de uma casa cheia de objetos e utensílios domésticos conectados à internet (a famosa internet das coisas - ou IoT) para serem controlados e monitorados. O portfólio é amplo e vai desde lâmpadas que acendem por comando de voz, cortinas automáticas, geladeiras inteligentes e até - pasmem - vasos sanitários. Com dispositivos controlados pela voz ou pela tela do seu celular, a organização da rotina fica mais prática e você ganha tempo para focar no que realmente importa. Entre os produtos para um dia a dia smart estão iluminação, câmeras, smart speakers, televisores, áudio e som, sensor de gás, smart plug wifi, tomada inteligente e muito mais.
Robô
O portfólio da linha casa inteligente está ficando cada vez mais extenso e diferenciado, sendo inclusive um dos principais focos das marcas de eletrônicos para estar sempre à frente no que diz respeito às tendências do varejo. Entre os exemplos, estão o robô pessoal Temi, um meio irmão da Rosie da família Jetsons. Ele tem navegação autônoma, dois assistentes de inteligência artificial (Alexa e o proprietário do Temi), interação humano-robô, reconhecimento facial e processamento de linguagem natural em várias línguas. Pode ser usado para monitoramento remoto (da casa, filhos, pets, etc.), entretenimento, telepresença, transporte de objetos leves, aprendizado de programação e robótica, controle de casa inteligente com Alexa e mais usos. Quem diria, né?
Leia a entrevista completa na edição desta semana.