Cases premiados em Cannes incorporam questões sociais no core de produtos e serviços

Estratégia exige autenticidade, coragem, consistência e inovação criativa a fim de trazer soluções concretas para problemas reais

Os trabalhos premiados na 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, realizada no sul da França entre os dias 16 e 20 de junho de 2025, colocam a criatividade a serviço do consumidor. Dois cases vencedores de Grand Prix exemplificam esse desígnio.

‘Three words’, da Publicis Conseil Paris para a seguradora francesa Axa, passou a incluir as palavras “e violência doméstica” em suas apólices residenciais, garantindo a realocação de vítimas de agressões. A peça venceu o prêmio máximo na categoria Business Transformation Lions.

Da Ásia, chega ‘Lucky yatra’, ação criada pela FCB Índia para a estatal Indian Railways, que transformou os tickets do transporte público em bilhetes da sorte, com sorteios de prêmios, a fim de combater a evasão de tarifas nos trens lotados de Mumbai. Ganhou em PR Lions.

0:00
/

“O destaque para este ano é a utilização de serviços incorporados aos produtos, com soluções reais para problemas reais”, ratifica Tom Beckman, global chief creative officer (CCO) da Weber Shandwick, que presidiu o júri da categoria. O CEO e fundador da Black Influence, Ricardo Silvestre, foi um dos jurados da área.

‘The Amazon greenventory’, da Africa Creative para a Natura, vencedor de GP em Sustainable Development Goals, também deixa o seu exemplo. A ação utiliza drones com inteligência artificial para criar um inventário da floresta, levar renda para comunidades e reiterar a defesa da marca em prol da recuperação ambiental.

Colocar propósito e pautas sociais no core dos produtos é uma das saídas para engajar o consumidor. “Não é de hoje que a gente vê cada vez mais marcas deixando de apenas falar para começar a fazer. Foi-se o tempo do discurso, de lançar uma campanha dizendo que se importam com algo”, constata Otavio Schiavon, vice-presidente de criação da BETC Havas. A ideia pede comprovação, e ela vem de marcas que transformam produtos e serviços em soluções verdadeiras.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 30 de junho de 2025