Cases que deram aula de RP no Cannes Lions 2019
Ganhar mídia espontânea nunca foi tão importante para as marcas. Em tempos onde a informação evapora rapidamente, a publicidade tradicional possui vida útil curta. Pensando nisso, os cases da categoria PR do Cannes Lions são ótimos exemplos de iniciativas que tomaram a mídia de assalto.
A começar pelo Grand Prix que foi para a Alemanha. O case “The Tampon Book”, criado pela Scholz & Friends para a The Female Company. A ação resolveu questionar o fato de que os absorventes internos serem taxados como itens de luxo no país. Como? Colocando-os dentro de livros. Mas não qualquer obra literária, mas um livro com conteúdo especial criado para tratar do tema menstruação.
A Grey de Londres faturou um ouro com o case “The Peopel’s Seat” para a ONU. Pela primeira vez, o povo teve uma cadeira na conferência sobre as mudanças climáticas da Organização.
https://player.vimeo.com/video/336352711
Outro ouro foi para o mercado Plaza Vea e o case “Perussian Prices”. A ideia foi ajudar os peruanos que viajaram à Rússia para acompanhar o retorno do país à Copa do Mundo depois de 36 anos. A criação da Farenheit DDB baixou os preços de supermercados russos localizados nas cidades onde o time peruano jogaria. Tudo para ajudar os torcedores do país que, convenhamos, não têm o mesmo poder aquisitivo dos russos.
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Outra prata foi para a Regina Maria Healthcare, numa ação assinada pela McCann Bucareste e que testou o “Dr. Google” de uma maneira criativa.
https://www.youtube.com/embed/cq7q7KiEZOs
Na Rússia, utilizar a bandeira do orgulho LGBT é crime. A espanhola LOLA MullenLowe resolveu “hackear” o sistema e foi notícia em todo o mundo. Case feito a pedido da Federación estatal de lesbianas, gays, transexuales y bisexuales (FELGTB) e do Eldiario.Es. Um leão de prata criativo da categoria:
O polêmico case “Goleiro Distraído”, criado pela Tech And Soul para a Uber, foi notícia em todo o Brasil e faturou um bronze na categoria.
Na Índia, as pessoas só doam sangue quando se importam com aqueles que precisam. A Leo Burnett criou a ação #StopMithani para o HDFC Bank. O objetivo era fazer o maior doador de sangue do país parar de doar sangue. A iniciativa, é claro, foi notícia em toda a Índia e faturou um Leão de Prata:
https://www.youtube.com/embed/9qMd1GAM-jo
Outro case da América Latina que levou um bronze foi criado pela Wunderman Thompson de Lima, no Peru. A Liga contra El Cancer resolveu falar do amor que os homens devem ter aos seus testículos.
https://www.youtube.com/embed/MWgQd8Kxrds
https://www.youtube.com/embed/UFiJW-PZgX4