Catarinense atualiza branding e mira crescimento conectando as marcas do grupo
Novo posicionamento foi pensado e desenvolvido pela agência anacouto
Ao completar 80 anos, o laboratório Catarinense inicia um novo posicionamento com a modernização de sua marca corporativa. O rebranding, idealizado pela agência anacouto, está atrelado às novas metas do grupo. Entre elas, o marco de R$ 1 bilhão em faturamento até 2029 e o foco da companhia em ser uma fonte de informações de saúde ao consumidor final, sem perder a conexão com prescritores e o canal farma.
“Uma das minhas propostas foi de atualizarmos o branding para contar a história de forma estruturada. Honramos o passado e projetamos o futuro de forma concisa”, explicou Alessandro Nieto, diretor-executivo comercial e marketing da Catarinense.
Parte relevante desse crescimento será de inovações no portfólio. A empresa, que lançava em média 15 produtos por ano, já trabalha com 20 lançamentos anuais. Estima também que 35% da receita projetada para 2029 virá de produtos criados a partir deste ano.
Fonte de saúde que ‘transborda’
Entre as mudanças visuais, estão a retirada da assinatura ‘Pharma’ do logotipo, a atualização da tipografia, agora com letras em caixa baixa e traços mais fluidos, e uma nova paleta de azuis mais vibrante.
“A fonte visual foi inspirada na fonte original, o que simboliza nosso respeito à trajetória construída. Ela agora transborda, esse é o termo que usamos, pois representa um movimento mais fluido e mais conectado com o presente e com o futuro”, explica Caroline Amaral, gerente de branding e comunicação.
“A ideia é que a marca corporativa se conecte às marcas dos produtos”
Nieto explica que a pandemia reforçou uma mudança profunda no modo como as pessoas encaram saúde e longevidade. “Hoje, as pessoas querem viver mais e melhor, de forma funcional. E nós nos posicionamos como fonte de saúde nesse novo contexto”.
A entrega de informação confiável ao consumidor não é uma novidade para a Catarinense. A marca mantém, há décadas, o Almanaque Sanol, uma publicação impressa sobre saúde e bem-estar, e que atualmente tem novos braços digitais com o blog ‘Fonte de Saúde’ e as redes sociais da empresa.
“O almanaque sempre foi um ativo muito querido. Recentemente, um morador do Rio Grande do Sul entrou em contato dizendo que havia perdido sua coleção nas enchentes e queria reconstruí-la. Isso mostra a força afetiva da nossa comunicação”, contou Caroline.
A executiva explicou ainda que os conteúdos impressos estão sendo integrados às plataformas digitais e ganhando vida também por meio de novos formatos — como o podcast Fonte de Saúde, recém-lançado no Instagram, Spotify e YouTube.
Digital é prioridade
O laboratório, historicamente próximo do canal B2B (farmácias, prescritores e distribuidores), começa a intensificar o contato com o público final por meio de uma abordagem digital mais direta e ativa.
“Estamos iniciando uma comunicação mais massiva com o B2C. Fizemos a estreia do novo branding na Naturaltech, uma feira importante para o nosso setor, e agora iniciamos uma campanha digital com apoio de prescritores e influenciadores”, explicou Caroline.
“A campanha de rebranding e os novos conteúdos estão todos concentrados no digital. Nosso objetivo é deixar de ser percebidos apenas como uma empresa regional para sermos reconhecidos nacionalmente. O novo branding contribui para essa expansão”, detalha Nieto.
A estratégia de comunicação também reflete a intenção de fazer com que os canais da marca deixem de focar apenas em atributos de produto para entregar valor por meio da educação em saúde.
“Queremos falar de temas que realmente interessam, como os benefícios do ômega 3, a importância do sono ou o impacto de 15 minutos de sol por dia. Isso conecta com a vida das pessoas — e é isso que faz uma marca crescer com relevância”, concluiu Caroline.