Categoria de iogurtes cresce e conquista novos consumidores

Em um cenário de estabilidade econômica, a categoria de iogurtes tem se destacado e apresentado crescimento, acima do mercado, segundo dados da Nielsen. Este ano, por exemplo, houve um acréscimo de 2,5%, em volume, em relação a 2012. Já em valor, o crescimento foi de 11,6%.

O estudo também apontou que o segmento ganhou novos lares, principalmente, entre as classes mais baixas. A penetração dos iogurtes saiu de 90% para 90.4%, o que significa um aumento de 1,1 milhão de novas residências que passaram a consumir o produto. Entre os mais procurados estão os copos, os garrafões e sacos que ganharam importância frente a outros segmentos. Os copos saíram de 8.3% de participação em volume para 9.6% e os sacos e garrafões saltaram de 33.1% para 33.6%.

Ainda segundo a pesquisa, o garrafão e o saco de iogurte cresceram mais, pois possuem um preço por litro mais baixo, possibilitando o acesso principalmente do nível sócio econômico médio. Já a venda de copos cresce devido o desempenho da linha Grego, que se concentra em um nível social mais alto e ainda tem potencial de aumento de presença nas lojas.

As informações sobre a categoria foram apresentadas durante evento realizado pela Associação Brasileira de Embalagem (Abre), que fechou parceria com a Nielsen para oferecer mensalmente conteúdo e dados estratégicos para convidados e associados da entidade. Para isso, o instituto de pesquisa fará palestras com informações, números e estatísticas do mercado de atuação do tema proposto em cada evento.

Para Isabella Salibe, gerente de marketing da Abre, a parceria vai ao encontro da nova forma de atuação da associação, que calcada em quatro pilares principais – Integrar, Informar, Representar e Fazer Parte –, está em busca de parcerias que agreguem mais valor e informação estratégica os associados. “Nosso foco não é apenas na embalagem em si e em suas tecnologias, mas em todos os assuntos que permeiam o setor, sendo um deles, de grande relevância, o consumidor, seus hábitos e comportamentos de compra.”