A Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), do empresário Nelson Tanure, divulgou um comunicado, na tarde desta quarta-feira (24), no qual confirma a contratação de Daniel Barbará, ex-vice-presidente de mídia da DPZ, como presidente da CBM e o ingresso da Editora Peixes, de Ângelo Rossi, como nova empresa controlada pela companhia. No comunicado, Barbara afirmou: “É fantástico que a essa altura da vida eu possa usar meus conhecimentos para que mais um grupo de empresas de mídia e entretenimento possa competir para ganhar espaço e vencer no mercado nacional. Afinal, Dr. Roberto Marinho não começou a Globo perto dos 60 anos?”. Nos primeiros meses, Barbara trabalhará diretamente com a CNT, Casa Brasil e a Editora Peixes. Confira abaixo a íntegra do comunicado:

“A contratação de Daniel Barbara, Vice – Presidente de Mídia da DPZ que há 25 anos atua na mesma agência – e o ingresso, como controlador na Editora Peixes, de Ângelo Rossi marcam um novo momento na CBM – Companhia Brasileira de Multimídia – empresa liderada pelo empresário Nelson Tanure.

Caçula dos seis filhos de um comerciante libanês, Nelson Tanure saiu de Salvador em 1977, aos 25 anos, para viver e vencer no Rio. Na bagagem, um curso superior de Administração de Empresas, fluência em inglês e francês e a intenção de ser representante comercial de empresas estrangeiras. Passados quase 30 anos, o empresário não mudou em alguns aspectos básicos: continua sendo introspectivo,  tímido, apegado à família e com forte espírito empreendedor.

Para justificar sua opção em investir em mídia,  Tanure cita uma frase do filósofo alemão Friederich Nietzsche: “Lá, onde mora o perigo, também mora a salvação.” Em seguida, adapta o adágio para o mundo empresarial: “Onde estão os problemas é que estão as grandes chances”, detalha.

Todos sabem que o mundo da mídia está mudando e a cada dia mais rápido. Segundo Tanure, adventos como web, youtube, telefones celulares entre outros mudaram a relação da mídia com a audiência e nem todos estão preparados para isso. “Esse jogo cada dia mais é para os grandes e corajosos”, afirma Tanure.

A Companhia Brasileira de Multimídia se apresenta como um novo e forte conglomerado de empresas de mídia e entretenimento. Esse pensamento levou Daniel Barbara, que ostenta uma sólida carreira na área de mídia, tendo praticamente trabalhado apenas em duas grandes agências nos seus mais de 40 anos de mercado publicitário – McCann Erickson e DPZ – a aceitar o convite de Tanure para substituí-lo na Presidência do Grupo. Daniel ocupou, entre outras importantes posições de mercado, a de Presidente do Grupo de Midia de São Paulo em três gestões e Presidente do IVC – Instituto Verificador de Circulação. É Vice-Presidente da ABAP Associação Brasileira das Agências de Propaganda e membro dos Conselhos do CENP – Conselho Executivo das Normas-Padrão e da ABMN Associação Brasileira de Marketing e Negócios, do IVC e da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda.

Para Barbara, o desafio de assumir a posição de Presidente da CBM acontece no momento certo. “É fantástico que a essa altura da vida eu possa usar meus conhecimentos para que mais um grupo de empresas de mídia e entretenimento possa competir para ganhar espaço e vencer no mercado nacional. Afinal, Dr. Roberto Marinho não começou a Globo perto dos 60 anos?”, analisa Barbara.

Tanure explica que há tempos procurava o “homem certo”, pois em sua visão uma empresa é  feita de pessoas talentosas, bem intencionadas e arrojadas.

Embora Barbara assuma imediatamente a Presidência da CBM – que inclui entre suas bandeiras as marcas  Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Forbes, CNT, Casa Brasil entre outras – seu ingresso nas atividades será gradativo. “Acertei com Tanure que vamos fazer uma transição profissional e planejada”, explica Barbara.

Nos primeiros meses, Barbara dará mais foco a CNT, Casa Brasil e à Editora Peixes. Gradativamente, irá se familiarizando com as demais empresas até que em meados deste ano possa se sentir seguro e totalmente  integrado ao grupo, suas empresas e seus desafios.“A CBM adquiriu muitos negócios num curto espaço de tempo. Isso resulta numa soma de diferentes culturas. Agora é a hora de criar a nossa própria cultura”, diz Barbara.

“A vinda de Daniel marca um importante passo na profissionalização da CBM e a compra da Editora  Peixes nos permite volume no meio revistas e na web. Além disso, os movimentos não páram por aqui”, ressalta Tanure.

A vinda de Daniel Barbara não afeta a direção dos negócios, que continuam nas mãos de seus atuais gestores. Segundo Tanure, Daniel virá para substituí-lo e não para substituir nenhum executivo.

Nelson Tanure assume a Presidência do Conselho da CBM – que também esta em fase de construção. “ É natural e saudável que as empresas abram suas portas a novas idéias e novas visões”, arremata Tanure.”