CBN promove alterações na grade de programação
A rádio CBN estreia nesta segunda-feira (23), sua nova programação para 2020. Assim como faz todos os anos entre março e abril, a emissora vem anunciando o pacote com as principais mudanças em seu horário nobre matinal e, também ao longo do dia.
Segundo Ricardo Gandour, diretor executivo de jornalismo da Rede CBN de Rádios, estes ajustes já estavam programados para irem ao ar nesta data, mas a proliferação do coronavírus, fez adiantar uma das atrações.
“Decidimos que o Saúde Em Foco, do Luis Fernando Correia, ia ter mais horários. Já estreou andando em paralelo com toda a nova programação. O Saúde em Foco reestreou na última quinta-feira (18) às 9h30 da manhã e às 18h15 e permanece na grade neste formato até quando for necessário”, aponta.
As demais alterações darão mais espaço ao jornalismo local no horário entre 6h e 10h da manhã. “Estamos aumentando o tempo dedicado ao noticiário local em todas as praças. A CBN é um relógio nacional, uma rede com 44 emissoras, que cresceu muito nos últimos anos, quando aumentamos este espaço, damos mais chance para Fortaleza, Vitória, Maringá, Cariri, São Carlos, Araraquara, Campinas, a rede toda”, defende Gandour.
Alguns dos colunistas que hoje estão na CBN devem deixar a rádio, como Gerson Camarotti, Marcelo Tas e Astrid Fontenelle, por exemplo.
Às 7h, a rádio estreia um novo quadro diário chamado Conversa de Primeira. “Após o repórter CBN, um comentarista entra falando sobre um tema quente do dia, claro que nestes tempos agora vai ser coronavírus”, diz. Às segundas-feiras Pedro Doria comanda o Vida Digital, às terças Marcelo Lins comenta os temas quentes pelo mundo. Às quartas, o professor Mario Sérgio Cortella faz uma abordagem filosófica sobre um assunto do momento. Às quintas Wálter Maierovitch fala sobre questões jurídicos e às sextas, Artur Xexeu fica à frente do Olhar Cultural.
Na sequência, às 8h, a CBN apresenta uma nova atração, o Conversa de Política. Às segundas, a faixa terá a participação de Natuza Nery, às terças de Sergio Abranches e Andréia Sadi às sextas, que já compunham o time da rádio. As novidades são Bernardo Mello Franco às quartas e Guilherme Amado às sextas. No jornal da CBN 2ª edição, das 17h às 19h, o Conversa de Política vai ao ar nos mesmos moldes e com os mesmos nomes, exceto pela participação de Sadi.
Desde fevereiro em Washington, Kennedy Alencar comanda o itinerante Pastoral Americana, onde traz notícias sobre a eleição residencial dos Estados Unidos, sempre em horários distintos.
Às 9h, o Liberdade de Expressão, que era comandado por Astrid e Xexéu, passa para as mãos de Milton Jung, que às terças e sextas, vai mediar um debate entre dois nomes da sociedade com visões opostas sobre algum tema.
Segundo Gandour, a estrutura de podcasts continua. “A CBN sempre foi uma rádio muito produtificada, de modo a viabilizar a ancoragem de mensagens publicitárias. Não temos mudanças da política comercial”, diz.