A operação global CBS Outdoor International foi adquirida na semana passada pelo Platinum Equity, grupo especializado em fusões e aquisições, por cerca de US$ 340 milhões. A operação, a qual ainda terá de ser legalmente aprovada, inclui as operações da Inglaterra e outros 13 mercados europeus – como Irlanda, França, Itália, Países Baixos, Espanha – e China.

 

Na Inglaterra, a CBS Outdoor (que antes era Viacom Outdoor) é responsável, por exemplo, pela exploração publicitária do metrô de Londres e pelos complexos de shopping de Westfield London e Stratford City. Também fornece outdoors de grandes tamanhos e mobiliário urbano para centenas de municípios ingleses, além de publicidade em ônibus e trens – como o Firstgroup Buses e suas franquias de trem como First Capital Connect, First Great Western, entre outros.

O processo teve início em janeiro deste ano, com o movimento da empresa-mãe norte-americana CBS Corporation de reduzir a operação. Nos EUA, o grupo pretende concentrar-se no negócio de televisão e conteúdo premium. No ano passado, a CBS Television exibiu alguns dos programas de maior audiência mundial, como o 2013 Super Bowl e o 2013 Grammy.

 

Outra operação da CBS Corporation, a CBS Interactive, está entre as maiores operações online de informação e entretenimento do mundo, com mais de 270 milhões de visitantes únicos por mês em portais como CBSSports.com, CBSNews.com, Last.fm, Metacritic, Aggregator, entre outros. A Platinum pretende trabalhar na valorização da CBS Outdoor International. Ao que tudo indica, a operação não afeta a CBS Mídia Brasil – presente em SP, MG, PR e RS.