CCI prepara último encontro
Na reta final para apresentar a implementação das teses aprovadas no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, o CCI (Comitê de Continuidade e Implementação), formado por 20 líderes de agências e anunciantes e presidido por Orlando Marques, ceo e presidente das agências do Publicis no Brasil, realiza, no dia 10 de outubro, uma última reunião.
A intenção é ter tudo pronto para apresentar no almoço da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), no dia 25 de outubro, em São Paulo. Na semana passada, Marques enviou ao seu grupo de trabalho um e-mail convocando a última reunião com o objetivo de “dar alguns passos no caminho da implementação rápida de algumas das teses aprovadas”. O propmark teve acesso ao e-mail, no qual o executivo destaca o foco nas 11 teses mais urgentes para as quais será necessário discutir um plano de ação imediato e pede a ajuda e empenho dos parceiros.
Segundo Luiz Lara, presidente da Abap, após a reunião do dia 10 de outubro, a Abap validará a proposição final de implementação das teses elaborada pelo CEI (Comitê de Execução e Implementação) para então apresentá-la no evento do dia 25, onde estarão os presidentes das 37 entidades do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação) e dos 13 painéis do V Congresso. Lá serão lançados os anais do encontro, o livro completo e o vídeo do V Congresso, que será disponibilizado na internet. “Lá oficializaremos a implementação das teses, que ainda estão sendo discutidas no âmbito do CCI. A discussão é priorização, articulação para a implementação. Tudo construtivo e colaborativo com a participação de todos os parceiros do mercado e da indústria da comunicação”, diz Lara.
Segundo o e-mail de Marques, serão discutidas com maior ênfase 11 das 13 teses definidas no V Congresso. Para finalizar a implementação da tese da Comissão 1, sobre “O futuro da profissão”, foi convocada a presença do professor Luiz Fernando Garcia, da ESPM, para ajudar no pleito a ser feito junto ao MEC (Ministério da Educação) e nas recomendações sobre currículo às universidades. As teses das Comissões 3 e 4 — “Comunicação, crescimento econômico e desenvolvimento humano”, e “Liberdade de expressão e democracia” — serão discutidas conjuntamente, uma vez que, de acordo com Marques, elas se complementam em vários aspectos.
Já para implementar a tese da Comissão 5, “Comunicação one-to-one: personalização x privacidade”, o CCI está levando em conta o a PL 4060/12, do deputado federal Milton Monti, presidente da Frente Parlamentar de Comunicação, que recentemente encaminhou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que tem como objetivo proteger os cidadãos brasileiros do mau uso de seus dados pessoais. O projeto é considerado uma das primeiras “sementes” resultantes do V Congresso. A CCI também quer envolver a Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto) na discussão e nos próximos passos.
A Comissão 6, “Novas tecnologias e novas fronteiras da Mídia”, demandará a implementação de um grupo de trabalho interassociativo e, também, a recomendação ao Cenp (Conselho Executivo das Normas Padrão) para que se implemente um sistema de depósito das listas de preços dos veículos. No caso da Comissão 7, “Sustentabilidade e comunicação”, Marcelo Diniz, diretor da Abap, está trabalhando na criação dos critérios a serem utilizados para implementação dos Indicadores de Sustentabilidade criados pela Abap e ESPM.
A implementação da tese da Comissão 8, “Criatividade e sucesso”, passa pela abordagem da criatividade como disciplina curricular das instituições de ensino e também as diretrizes para participar das concorrências da iniciativa privada, tema que demanda, ainda, um plano de ação concreto. Para a tese da Comissão 9, “O consumidor com a palavra”, foi acordado o apoio ao Plano Nacional de Banda Larga e a criação de um código de ética nas redes sociais. E, para finalizar a discussão relativa ao trabalho da Comissão 10, “Propriedade intelectual, legislação e ética”, o CCI contará com o advogado Paulo Gomes de Oliveira para assessorar na área de propriedade intelectual e direitos autorais.
A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) entrará como assessora da CCI para examinar as recomendações da Comissão 12, “Regionalização”; e no caso da Comissão 13, “Grandes eventos”, ficou estabelecido o envolvimento da Ampro (Associação de Marketing Promocional) na viabilização das propostas.