CCR NovaDutra é criticada por forma como resgata animais

A CCR NovaDutra sofreu críticas ao longo dessa sexta-feira (22) após a publicação de vídeos e imagens do resgate de um cachorro na via.

Pela manhã, o protetor Esdras Andrade fez stories mostrando como a empresa resgatou um cachorro machucado na via. O ativista apontou uma série de erros e criticou a marca pela condução do caso.

Nos vídeos, ele mostra a CCR transportando o cachorro em uma caixa de madeira apertada e sem ventilação. O caixote foi colocado solto em cima de um caminhão descoberto sob 31º.

De acordo com Andrade, o procedimento é padrão independentemente das condições climáticas e, caso o animal não caiba, vai solto. O cachorro seria levado para outro município, mas após insistência pela distância (cerca de 1 hora de viagem) ele foi levado a uma clínica mais próxima.

“Na concessão eles são obrigados a resgatar esse animais com qualidade e não uma porcaria dessa mal feita. […] Quase duas horas o animalzinho aqui no sol. CCR, que vergonha! Sorte que vocês não tem Instagram. […] Nós vamos entrar com processo, alguma liminar, não vai ficar assim. Isso é um absurdo. Cobra pedágio da gente e na hora de prestar um bom serviço, não presta. É desumano. Tá tudo errado. Nós pagamos por isso e exigimos um bom serviço”, disse ao longo dos stories.

A sequência de imagens gerou indignação nos seguidores de Andrade e em defensores da causa animal. Desde a primeira postagem, as fanpages do Grupo CCR e CCR Dutra (desatualizada desde 2013) está recebendo centenas de comentários e reações de “raiva” nos posts. A maior parte das mensagens exige posicionamento da marca e melhorias para os resgates de animais.

“Parabéns pela ‘maravilha’ de transporte que fornecem para os animais atropelados. Aquela caixa é o verdadeiro ‘se não morreu atropelado, morre agora’, porque colocar um animalzinho naquela caixa, sem ventilação nenhuma, a um calor 31°C é quase sacrificá-lo ali mesmo. Que vergonha! Senso de humanidade passou bem longe daí”, escreveu uma internauta. “Se eu não tivesse visto fotos e filmagens sobre, eu não iria acreditar que vocês teriam a cara de pau de fornecer esse nível de atendimento ao transporte de animais resgatados na Dutra. Se vocês cobram esse serviço, então façam direito! Uma caixa de madeira sem ventilação e um transporte totalmente inseguro para um animal já debilitado? Vocês estão de brincadeira. Estão achando que estão transportando um objeto? Vergonha!”, disse outra.

Ainda pelo Instagram, Andrade explicou que o objetivo das imagens é mudar essa realidade. “Não queremos pedir dinheiro, mas que eles mudem isso, capacitem os profissionais e os veículos. Espero que o caso desse animal sirva de exemplo. CCR, vamos entrar no eixo. Nós pagamos por esse e outros serviços. Temos o direito de cobrar qualidade. […] Vamos entrar com um processo caso não haja contato amigável com a CCR”, afirmou.

Procurada, a empresa afirmou em nota que seguiu os “procedimentos operacionais”. “A CCR NovaDutra informa que o resgate do animal foi realizado de acordo com todos os procedimentos operacionais de segurança tendo sido assegurada a integridade tanto do animal quanto do colaborador”, diz o posicionamento.

Empresa tem recebido centenas de mensagens em fanpage antiga e na atual. Internautas pedem melhorias para o resgate de animais e cobram posicionamento da marca (Reprodução/Facebook)