Prestes a realizar novas eleições, o CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro) entregou nesta semana os Grandes Prêmios do anuário Melhor do Rio 8, de 2009, que nunca teve sua festa de entrega, e o Melhor do Rio 9, do ano passado. Foi o momento de apresentação oficial do novo anuário, reunindo os trabalhos julgados e premiados na edição passada. O livro foi criado pela diretora de criação da Artplan, Alessandra Sadock (leia mais aqui), no ano que o Melhor do Rio contou com mais de 1,4 mil inscrições.
O GP de Filme do novo anuário foi entregue à NBS, pelo comercial “Megan Fox Island”, para CCAA. A NBS também levou o GP de Cases, com o trabalho “Celular não existe”, para Oi. Em digital, a Artplan conquistou o prêmio máximo com a peça “Sedex Espalhe”, para Correios, enquanto a F/Nazca S&S levou o Grande Prêmio na categoria Rádio, com o spot “Crioulinhos”, para AfroReggae. E em Design o vencedor foi o trabalho “Rapadura é doce mas não é mole não”, da Master Roma Waiteman para Petrobras Distribuidora. Não houve GPs de mídia impressa e mídia exterior. Adilson Xavier, ex-sócio da Giovanni+Draftfcb, e que se desligou da agência no final de 2011, após 17 anos na operação, foi homenageado com o Hall da Fama.
Os prêmios referentes ao ano de 2009 foram os seguintes: “Código Redondo”, da F/Nazca para a Skol, em Filme; “Treinamento, também da agência para a cerveja da Ambev, em Rádio; “Totem”, da NBS para Oi, em Mídia Exterior; “Patrimônio cultural”, da Quê para a Petrobras, em Jornal; e “Gráficos”, da Agência3 para Icatu Seguros, em Revista.