CCXP 2022: o que as marcas prepararam para a volta do evento?
Durante os quatro dias de evento, mais de 100 marcas de 25 segmentos diferentes irão ocupar o espaço de 115 mil m²
A Comic Con Experience 2022 (CCXP22) começa nesta quinta-feira (1/12) e quem passar pelo pavilhão do São Paulo Expo terá a oportunidade de caminhar por diversos estantes e interagir com os cosplays na edição que marca a volta do evento presencial.
Durante os quatro dias de evento, mais de 100 marcas de 25 segmentos diferentes irão ocupar o espaço de 115 mil m². Além disso, grandes nomes da indústria cinematográfica estarão presentes, como o ator Keanu Reeves, Paul Rudd, Pedro Pascal, Kevin Feige, Zoë Saldaña, Chris Pine, Chloë Grace Moretz e muitos outros.
A CCXP é conhecida mundialmente por anunciar lançamentos e novidades do universo geek, mas também pelos estandes interativos das marcas patrocinadoras, apoiadoras e parcerias. Neste ano, os patrocinadores do evento são Cinemark, Banco next, Mercado Livre, Fanta e FanLab.
Já no lado de conteúdo, participam ainda Crunchyroll, Disney, Globoplay, HBOMax, Maurício de Souza Produções, Netflix, Paramount, Paris Filmes, Prime Video, Spotify e Universal.
Além destas, veja quais outras marcas que estarão imersas em um dos maiores eventos da cultura pop:
CCXP Store x Puma
A loja oficial do evento conta com produtos exclusivos de vestuário e acessórios, sendo eles, bonés, camisetas, moletons, meias, adesivos e peças infantis. No estande também vai comercializar as peças da coleção criada em parceria com a Puma.
Cinemark
O Cinemark é uma as patrocinadoras do evento neste ano e, além de dar nome ao maior palco da CCXP — o Thunder by Cinemark club — a rede de cinemas também vai contar com dois snak bars, um popcorn truck e mais de 20 carrinhos espalhados pelo pavilhão.
Seguindo as edições anteriores, o Cinemark também irá lançar produtos ligados ao universo geek que só serão comercializados no evento, como é o caso do combo do filme "Avatar 2", que estreia no dia 15 de dezembro. Além deste, outros itens colecionáveis de lançamentos anteriores voltarão a ser comercializados no evento no Outlet Cinemark, onde o público também poderá comprar cards colecionáveis das próximas estreias. Para que os fãs possam armazenar os cards, a Cinemark criou um estojo personalizado e único para os colecionadores.
Chiaroscuro Studios
A empresa cofundadora da CCXP e patrocinadora do Artists' Valley desta edição contará com mais de 30 quadrinistas e convidados, entre eles, Ciça, artista homenageada do Artists' Valley; Fido Nesti; Ricardo Leite; Marcelo D'Salete; Rogério de Campos; o roteirista Ataíde Braz e o editor e quadrinista Franco de Rosa, que celebra 50 anos de carreira.
O estande da agência de quadrinhos também contará com uma exposição do quadrinista e ilustrador brasileiro Flavio Colin (1930-2002) e levará uma exposição com obras originais do artista, além de uma reprodução gigante de uma escultura produzida pelo artista plástico Miguel Muniz.
Um diferencial será que a exposição incluirá itens acessíveis para pessoas com baixa visão, produzidos por Rodrigo Ovelha, artista e parceiro da Chiaroscuro Studios em projetos de acessibilidade.
Chilli Beans
A Chilli Beans estará presente na CCXP em um estande que conta com mais de 690 produtos da marca.
Entre os produtos, estarão coleções como Batman, Friends, Jurassic World, Naruto, League of Legends, Pixar, Harry Potter, Marvel e Star Wars, além de novidades que foram preparadas para o evento.
Cup Noodles
A Cup Noodles está levando à CCXP uma uma ativação divertida com obstáculos e uma parceria com o Artists' Valley, onde seis ilustradores trarão as suas visões sobre o Cupverso em um filme com surpresas. No final da animação, será exibida uma ilustração, produzida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E.
O público também poderá tirar um tempo para descansar e comer vários sabores de Cup Noodles e do yakissoba UFO na praça de alimentação.
Disney
Pela sétima vez consecutiva, a Disney marcará CCXP 2022. Para esse ano, a empresa estará com uma área total de 1.080m² e irá destacar os próximos lançamentos para os cinemas e streaming, além de contar com áreas dedicadas aos serviços Disney+ e Star+, à marca ESPN, Rádio Disney. A Disney também irá apresentar a primeira loja da Marvel e a celebração de Disney100.
Dividido em dois quarteirões, uma parte do estande é dedicada a títulos de cinema e streaming da Marvel Studios, Lucasfilm, Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios e Walt Disney Studios, apresentando ativações e interações de “Homem-Formiga e A Vespa: Quantumania” e “Guardiões da Galáxia – Vol. 3”; “Willow”, “The Mandalorian” e “Indiana Jones” da Lucasfilm; “Mundo Estranho” da Walt Disney Animation Studios; “Elementos”, da Pixar Animation Studios, e “A Pequena Sereia”, da Disney Live Action, além de um destaque para “Avatar: O Caminho da Água”, que estreia em 15 de dezembro, nos cinemas de todo o país.
Já a outra metade do espaço será destinada a algumas das principais marcas da companhia, como os streamings Disney+ e Star+, que vão promover um game show para os fãs participarem e testarem seus conhecimentos sobre os conteúdos disponíveis nos catálogos das plataformas para ganhar prêmios exclusivos.
A ESPN também terá destaque com atrações referentes aos direitos esportivos mais populares do canal, como futebol internacional, NBA e NFL.
Estrela
A marca de brinquedos brasileira irá trazer para a CCXP 2022 o boneco Condor, o aliado biônico do Falcon, sucesso nos anos 80. O visitante do estande também poderá conferir toda a linha do Falcon, entre eles, o Falcon Samurai Solitário, Falcon Avanço em Alta Tensão e Falcon Futurista.
Além disso, outros brinquedos estarão presentes no estande, como é o caso da volta da boneca Susi Manhã no Parque, os Ursinhos Carinhosos, a Coleção Moranguinho, Feijãozinho e Emília. Ainda entre os destaques a empresa irá apresentar o Banco Imobiliário temático da CCXP, o lançamento do Topo Gigio Boa Noite e o jogo Vire a Mesa, além de uma versão do Jogo Fala Sério, inspirado na série de livros escritos por Thalita Rebouças, jornalista e autora infantojuvenil.
Faber-Castell
A Faber-Castell levará para a feira uma experiência imersiva com HQs em tamanho real para que os visitantes possam interagir com as histórias e produzir fotos e vídeos.
As ilustrações do local foram criadas por três artistas brasileiros e trazem seus principais personagens: Carlos Ruas, com ‘Sábado qualquer - Deus e Deuses’ e ‘Cães e Gatos’, Ilustralu com ‘Arlindo’ e Will Leite com ‘Dona Anésia’.
A Faber-Castell também presenteará quem passar pelo local com apontadores de edição super limitada personalizados com artes exclusivas para o evento.
FanLab
A marca, que é uma das patrocinadoras do evento, vai aproveitar o espaço para lançar novidades de vestuário, decoração e colecionáveis. Em um estande de 540m², a marca vai trazer uma seleção de produtos de suas principais marcas licenciadas.
Entre as novidades, estão os artigos de Harry Potter, com destaque para a almofada no formato do bolo do personagem principal. Outro destaque é a tecnologia do ‘Print on Demand’ disponível nos totens, no qual os clientes poderão customizar suas peças e receber em casa.
Fanta
A Fanta é o refrigerante oficial da CCXP 2022 e levará ativações inspiradas em jogo de ação, além de colorir a praça de alimentação do pavilhão.
O espaço da marca irá levar uma competição entre jogadores com o objetivo de desafiar quem consegue passar por todos os obstáculos e, dessa forma, ser o vencedor. Diferente do jogo, onde o desempenho é feito de forma individual, a atividade no estande acontece em grupos, que serão divididos após escolherem entre os quatro sabores de Fanta, sendo eles, Maracujá, Guaraná, Uva e Laranja.
Com o slogan ‘Fanta Pra Quem Tanka’, o circuito possui quatro fases com diferentes cenários e obstáculos. Atividades que precisam de equilíbrio, reflexo e atenção estão garantidas de forma descontraída e colorida para quem irá ao evento.
Além disso, o público encontra dentro do Outlet Cinemark o Escape Bus de Fanta, feito em parceria com o Escape 60 e Cinemark. A experiência irá colocar amigos ou familiares dentro de um ônibus em um ambiente de mistério e os desafiará a sair de lá em um tempo determinado.
Funko
A Funko, que se tornou uma febre por conta dos seus bonecos, trará colecionáveis exclusivos para o evento que marca a primeira participação da equipe corporativa da marca fora dos Estados Unidos.
Entre os Funko Pops! feitos especialmente para a CCXP 2022, estão colecionáveis inspirados no filme ‘Adão Negro’, além de personagens como o Coringa dos quadrinhos ‘De volta à Cidade’, do Homem-Aranha, que comemora aniversário de 60 anos em 2022, e do Loki. A empresa também anunciou um exemplar do protagonista da nova série ambientada de Star Wars, chamada Andor; um colecionável do personagem Dolph Starbeam da popular sitcom de animação norte-americana Simpsons e um Funko do Rei Caveira (Summoned Skull), que é uma das cartas mais usadas no anime de jogos de cards Yu-Gi-Oh.
Jandaia
A Jandaia está em sua quarta participação na CCXP e, para esta edição, contará com um estande todo ambientado nos universos Harry Potter, ‘Animais Fantásticos’ e na série ‘The Mandalorian’ para apresentar sua nova coleção Geek.
Entre os produtos estão cadernos, cadernetas, agendas e planners de linhas como ‘Got — House of The Dragon’, ‘Animais Fantásticos’, ‘The Mandalorian’, ‘Star Wars’, ‘DC Comics’, ‘Liga da Justiça’, ‘Shazam’, ‘Black Adam’, ‘Mulher Maravilha’, ‘God of War’, ‘Hello Kitty’, ‘Mickey Arts’, ‘Mickey e Minnie Arts Kraft’, ’O Pequeno Príncipe’ e ‘Frida Kahlo’.
Lupo
A Lupo estará na CCXP 2022 com um estande que contará com mais de 20 produtos exclusivos da linha Lupo Urban, criados especialmente para a CCXP22 e que terão a venda limitada apenas durante o evento. Além deles, a marca terá outros produtos tradicionais da Lupo.
Mercado Livre
O Mercado Livre preparou diversas ações para o público da CCXP 2022, entre elas o Magic Market by Mercado Livre, um castelo medieval repleto de produtos comercializados por pequenos empreendedores especializados no universo Geek, um espaço interativo que levará os participantes a vivenciarem todos os benefícios do maior e-commerce da América Latina em uma temática única.
Além do castelo, o patrocinador também preparou diversas experiências interativas e lúdicas que remetem aos atributos funcionais da marca, como a entrega rápida e compra garantida, no estande.
O local também terá o ‘Espaço Outro Nível’, com um lugar reservado para assinantes do Programa de Fidelidade, Nível 6, aproveitarem benefícios de outro nível como assentos especiais para descansar alguns minutos, pipoca Cinemark e conteúdos especiais em parceria com a Disney.
Como não podia faltar, o Mercado Livre também preparou uma Fan Store para o público, onde serão comercializados mais de 700 produtos de personagens.
Harry Potter Store
Para os fãs do mundo bruxo, A Harry Potter Store se uniu ao Mercado Livre e contará com diversos produtos oficiais da franquia.
Neosaldina
A Neosaldina é a primeira marca de medicamentos que participa do evento e vai apresentar a Neosaland, uma atração pensada para combater a dor de cabeça por meio de experiências lúdicas, dinâmicas e desafios em grupo.
O local também contará com espaços para relaxamento e carregamento de celular e, quem participar das missões na Neosaland, poderá garantir prêmios.
Outback Steakhouse
Pela primeira vez participando presencialmente e com um estande com mais de 300m², o Outback Steakhoue é o restaurante oficial do evento. O restaurante vai contar com um espaço imersivo, brindes, novos hamburgueres e um frozen que será vendido apenas no evento.
Além disso, os frequentadores poderão imergir na história do Outback, interagindo com a réplica da casinha, a primeira unidade da rede no Rio de Janeiro. No espaço, o público poderá tentar a sorte em uma máquina grua — que propõe o desafio de recolher um brinde dentro do seu box, com o auxílio de um pegador em formato de garras — com direito a brindes exclusivos.
Panini
Celebrando 20 anos da Panini Comics no Brasil, a feira será palco de um painel especial da editora no Auditório Ultra. No estande haverá o Escape Room, em parceria com Escape 60’, além de meet and greet com personagens, dubladores e cosplayers de sagas tradicionais na cultura pop.
Entre os lançamentos prometidos para a CCXP 2022, estão títulos de ‘Star Wars’, ‘DC Comics’ e ‘Marvel’, além de quadrinhos nacionais como ‘Turma da Mônica: Geração 12’, ‘Graphic MSP Mingau’ e ‘Mônica Biblioteca Histórica 1972’.
Piticas
A Piticas irá operar cinco lojas distintas durante a CCXP: Pitica e Funko, que consiste em um estande unificado de 540 m² que trará coleções de todas as maiores franquias do universo do entretenimento e cultura pop, além de uma ativação do restaurante temático Katon Lamen House.
Os participantes ganharão prêmios para serem resgatados na unidade de São Paulo, no Shopping Santa Cruz, e haverá também um mini estúdio para capturas de conteúdo e entrevistas em tempo real, além de convidados especiais.
PerifaCon
A PerifaCon estará na CCXP 2022 com a temática "Construindo pontes, derrubando muros" em uma forma de estreitar a parceria com a Omelete Company.
A convenção contará com a presença de Andreza Delgado, fundadora da PerifaCon, que é uma das embaixadoras do evento e estará presente em diversos painéis da CCXP22.
Roku
Também estreando na CCXP, a Roku traz para seu espaço uma agenda recheada de atrações para os amantes do streaming. No primeiro dia, os participantes da edição brasileira de ‘Largados e pelados’ vão dar spoilers da produção e contar como sobreviveram durante 21 dias numa região selvagem e hostil na Colômbia.
No sábado, o robô Bumblebee, da franquia ‘Transformers’, estará à disposição do público para fotos com distribuição de brindes e, no domingo, a atração principal do dia são as ‘BFF Girls’, vencedoras do The Voice Kids, com direito a uma apresentação ao vivo e comentários sobre a série ‘Use sua voz’.
Saga Geek
O estande da Saga Geek traz produtos e coleções exclusivas das franquias: Marvel, DC, Star Trek, Battlestar Galactica, Game of Thrones, Senhor dos Anéis, Alien, Wizarding World, entre outros.
Entre os destaques, estão o estoque de colecionáveis Eaglemoss Brasil.
TrackFY
Para a CCXP22, a TrackFY trouxe os scanners 3D REVOPOiNT, incluindo o lançamento do MINI. A empresa é especialista em digitalizar elementos do mundo físico, como objetos e pessoas, e realizar uma cópia deste para o mundo digital. O processo é chamado de Digital Twin ou Gêmeo Digital, usado para produção de conteúdo em Metaverso, Cinema, Televisão e Engenharia Reversa.
Universal Music
A Universal Music Brasil terá um estande especial com direito a loja da gravadora com vários itens colecionáveis disponíveis para o público da CCXP 2022, além do Glass Studio, que será um espaço para criação e distribuição de conteúdos.
O estúdio será comandado pelos influenciadores Lore Improta e Laddy Nada e, juntos, eles farão interações diversas com fãs, tudo transmitido ao vivo nos canais da Universal Music Brasil no YouTube e no Instagram.
As fantasias do programa The Masked Singer Brasil, da TV Globo também estarão no estande, além da presença dos artistas da Universal Music Brasil. A cada dia, a companhia apresentará um show no palco Creators com presença de Vitão, Carol Biazin, Big Up e Bruno Martini.
UOL
Um dos media partners do evento, o UOL distribuirá brindes e receberá o selo UOL Play na CCXP 2022.
Os visitantes do pavilhão poderão acompanhar uma série de conteúdos ao vivo, diretamente do estúdio do Canal UOL, na companhia de Chico Barney, Roberto Sadovski, Aline Ramos, Lucas Pasin, Fefito, Dieguinho Schueng e Yas Fiorelo. Além de repercutir os principais assuntos do universo de cinema, séries, celebridades e cultura pop, eles também vão entrevistar os convidados do evento.
ZAG
No estande da ZG, os personagens Ladybug e Cat Noir irão convidar os fãs para conhecer Paris e tirar fotos da Torre Eiffel juntos.