CCXP cresce e atrai anunciante que aposta na experiência e lado geek

Em quatro edições, a CCXP – Comic Con Experience, que nasceu da essência de feira de quadrinhos, virou um festival de cultura pop, com crescimento financeiro, físico e de audiência. De 2014 a 2017, o valor de mídia do evento saltou de US$ 30 milhões para US$ 80 milhões, o gasto médio por pessoa pulou de US$ 31 para US$ 70 e o espaço, de 37.000 m2 para 115.000 m2.

Quem também acompanha essa expansão são as marcas, com estandes e patrocínios. Os 70 parceiros em 2014 viraram 180 em 2017, e a cada edição aumenta o interesse de companhias, boa parte de fora do universo geek. Já passaram pela CCXP marcas como Bradesco, Azul, Nestlê, Toddy, IBM, Lupo, Globo, Samsung, Havaianas, Duracell, Faber-Castell, Gillette, Riachuelo, Coca-Cola, JAC Motors, Itubaína, Fini, Petrobras, Vivo e Amazon, entre outras. Apesar de distintos segmentos e trajetórias, todas querem falar o mesmo idioma: o CulturaPopês.

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Como parte da campanha A imaginação é o seu maior poder, Itubaína, de Heineken Brasil, levou ativações de super-heróis para resgatar a nostalgia e a infância do visitante

A CCXP esperava receber 220 mil pessoas entre os dias 7 e 10 deste mês, mas recebeu 227 mil pessoas. Para atrair esse público e bater recorde (196 mil em 2016), o evento apresentou novidades como uma arena de board games; uma loja oficial de Harry Potter – primeira fora dos Estados Unidos e do Reino Unido –, a ampliação da área de cosplayers; a Arena CosMusic, que mistura bandas cover e cosplayers; o aumento da Creators, área para youtubers conviverem, gravarem e interagirem com o público; e a spoiler night, no dia último dia 6.

Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, responsável pela CCXP, destacou que, além de se tornar o maior festival de cultura pop do mundo, a CCXP quer que as marcas se comuniquem e criem histórias com seus públicos. Ele também explicou que cada novidade reflete o crescimento do evento ou demanda do público.

“A spoiler night é uma chance para que as empresas façam um relacionamento B2B com seus convidados. A ideia também é criar oportunidade para as empresas gerarem negócios aqui. Era um sonho ter uma área de board games, este ano conseguimos e pretendemos deixar como uma atração definitiva. E a CosMusic nasceu de pesquisa que descobriu que um terço dos nossos frequentadores tocava algum instrumento musical”.

Gabriel Colombara /Galpão de Imagens

Pierre Mantovani, CEO do Omelete Group, responsável pela CCXP, apresentou as novidades do eventoem coletiva de imprensa na spoiler night

Todo mundo é geek…

A pesquisa citada por Mantovani é a 5ª Geek Power, divulgada na CCXP Unlock, conferência de negócios do entretenimento. Ela aponta ainda que o mercado geek é majoritariamente masculino (85%) e 40% com renda acima de R$ 6 mil, e esse público consome cada vez mais streaming (91% usam Netflix e 80% YouTube), mas tem preferência por ir ao cinema (69%) frente ao streaming (13%).

Algumas marcas que procuraram falar com pessoas por trás desses números estão ligadas às novidades. Toddy patrocina a arena de board games. Sob o conceito Quanto mais Toddy, mais Épicow, criado pela Salve Tribal, o espaço simulava um castelo, oferecia sampling de produtos e experiências como a Justa Medieval, criada pela Bullet, em que os visitantes participaram de um duelo entre “cowvaleiros” montados em dragões sobre uma passarela e uma “piscina” de bolinhas.

Flávio Battaiola / Galpão de Imagens

Visitantes da CCXP podem duelar na arena de board games, patrocinada pela Toddy

Para Carla Araujo, gerente de marketing de Toddy, estar na CCXP17 com ações inéditas aproxima mais a marca dos seus consumidores. “Queremos levar uma experiência inesquecível para o nosso público, em um evento que eles aguardam ansiosamente”. A Oi, que estava na CCXP Tour Nordeste, em Recife (PE), e na Game XP, no Rock in Rio, patrocinou o Cosplay Universe e teve um estande com fantasias e maquiadores para que os visitantes virassem cosplayers e produzissem um vídeo 360°. A marca também ofereceu wifi e lockers com carregadores de celular.

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Oi colocou maquiadores e fantasias à disposição dos visitantes que querem ser cosplayers

Já a Itubaína escolheu patrocinar o Artist’s Alley, área de desenhistas e cartunistas do universo dos quadrinhos, e montou um estande para resgatar o sentimento de nostalgia e recordar a infância. As ativações Itubaína Power (erguer um carro com as mãos) e o Itubaína Fly (sobrevoar o estande) integram a campanha A imaginação é o seu maior poder. Para Eduardo Picareli, diretor de patrocínio da Heineken Brasil, estar na CCXP é reforçar o posicionamento de marca no maior evento geek do mundo. “Trouxemos a experiência de ser um super-herói. E patrocinamos o Artist’s Alley, coração da CCXP, apostando no seu sucesso continuidade”, comentou.

Gabriel Colombara /Galpão de Imagens

Itubaína patrocinou o Artists’ Alley, considerado o coração da feira

Reunindo fãs, artistas, profissionais e empresas de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis, a CCXP 2018 está marcada para ocorrer entre os dias 6 e 9 de dezembro. Para as marcas, o caminho geek é sem volta. E o “estranho” hoje é não ser.

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