CCXP Unlock: marcas estão se conectando ao comportamento, seja nerd ou não

O próximo filme da franquia de Vingadores lidera a lista dos mais aguardados em 2019, tanto entre o público geek quanto entre a população em geral

Quinta edição, 103 marcas, expectativa de 260 mil visitantes, alcance de pelo menos 100 milhões de pessoas na transmissão ao vivo. Esses são apenas alguns dos números da CCXP – Comic Con Experience, a maior convenção de cultura pop do mundo. Em 2018, ela começa nesta quinta-feira (6) e vai até domingo (9) em São Paulo.

Outros números foram revelados nesta terça-feira (4) na pesquisa Geek Power, que analisa hábitos de consumo e norteia empresas do mercado. Realizado pelo Omelete Company e o Ibope Conecta, o estudo foi apresentado no primeiro dia do CCXP Unlock, evento corporativo sobre oportunidades de investimento e empreendedorismo nos mercados de entretenimento e audiovisual.

A pesquisa teve cerca de 12 mil entrevistados e os dados foram coletados por formulário nas redes sociais para comparar geeks e o mainstream. O estudo completo tem cerca de 400 páginas e os principais insights foram apresentados pelo “bruxo” Otavio Juliato, CCO do Omelete Company. Algumas conclusões quebram estereótipos clássicos referentes  ao nerds: 49% desse público pratica esportes, por exemplo.

Outro exemplo comentado por Juliato foi em relação ao cinema no Brasil, que teve 100 milhões de espectadores este ano. Dos 10 filmes mais vistos, oito são ligados a cultura geek e pop, principalmente com longas de super-herois, fantasia e ficção científica.

“O Brasil tem 100 milhões de geeks? Não. Tem 100 milhões consumidores desse conteúdo. As marcas estão se conectando ao comportamento, independentemente se a pessoa é nerd ou não. Por isso elas têm que estar preparadas para falar com o mainstream e com o geek”, afirma.

Abaixo  alguns dos dados de mercado geek x mainstream:

Perfis: 
62% masculino
52% tem entre 18 a 29 anos
41% pertence as classes A e B
42% tem ensino superior
49% pratica esportes, principalmente corrida, futebol e triathlon

Consumo de produtos e conteúdo:

– 63% gastam mais de R$ 100/mês com entretenimento x 35% da população geral
– 80% acompanham mais de três séries ao mesmo tempo x 20%
– 84% consomem cultura pop como válvula de escape e entretenimento x 33% da população que busca estar melhor informado
– 87% usa internet para se divertir x 61% para se informar
– 42% vivem online x 34% população geral

Preferência em redes sociais:
– YouTube – 64% x 44%
– Instagram – 58% x 45%
– Facebook – 47% x 77%

O que mais assistem em plataformas de streaming e VOD:
– Séries – 90% x 75%
– Filmes – 87% x 73%
– Música – 50% x 50%

“Se você quer falar com esse público, precisa estar online. O restante vem depois”, analisa Juliato.

Gêneros preferidos:
– Geeks: Ficção Científica, Ação, Aventura
– Mainstream: Comédia, Ação e Aventura

Séries mais aguardadas:
– Geeks: Game of Thrones, Stranger Things, Justiceiro
– Mainstream: Game of Thrones, Grey’s Anatomy, The Big Bang Theory

Filmes mais aguardados em 2019:
– Geeks: Vingadores 4, Capitã Marvel e Star Wars Episode IX
– Mainstream: Vingadores 4, Esquadrão Suicida e Como Treinar o seu Dragão 3

Franquias preferidas:
– Geeks: Marvel, Star Wars, Harry Potter
– Mainstream: Velozes e Furiosos, A Era do Gelo, Marvel

Atores preferidos:
– Geeks: Robert Downey Jr., Will Smith, Leonardo DiCaprio
– Mainstream: Will Smith, Johnny Deep, Ben Affleck

Atrizes preferidos:
– Geeks: Scarlett Johansson, Meryl Streep e Emma Watson
– Mainstream: Angelina Jolie, Sandra Bullock e Julia Roberts

Gêneros musicais preferidos:
– Geek: Rock, Pop e Eletrônico
– Mainstream: Pop, Sertanejo e MPB

“A música é um dos elementos mais importantes para esse público, que procura estudar, ser especialista e se aprofundar. Aprendemos muito na CCXP, que não foi criada originalmente para ter música, mas trouxemos isso para o evento”, conta.

Então como alcançar esses dois públicos?
Segundo o CCO do Omelete Company, é possível falar com os dois grupos ao mesmo tempo, a partir de contéudos e diálogos criados para eles, sabendo da forma específica do envolvimento com esse universo. Nesse sentido, a empresa auxilia com dados e insights a partir do cross da pesquisa e de seu ecossistema, que inclui desde conteúdo (site Omelete) a varejo (Omelete Store), por exemplo. Outro ponto de apoio é a área de geek responsability, que abastece toda a empresa e tem a missão de não deixar a companhia perder sua essência nem a conexão com a origem de “entreter pessoas”.

“São três principais learnings: conteúdo, contexto e conexão. Precisa ter um bom conteúdo, de qualidade, bem feito, com propriedade; não adianta o anunciante começar a falar sem contexto e achar que vai conversar; e a marca tem que estabelecer uma conexão verdadeira com o que a pessoa ele gosta e consome”, afirmou.

Um dos exemplos práticos da aplicação dessa pesquisa e de toda a inteligênca que o Omelete Company possui atualmente é a parceria com a Trigg, fintech que é o meio de pagamento oficial da CCXP18. Os cartões de crédito foram personalizados com heróis como Batman, Superman e Mulher Maravilha. Com o cartão, os clientes terão 20% de desconto nas compras físicas ou online da Omelete Store, Harry Potter Store e na assinatura mensal da Omelete Box Premium.

“A Trigg já queria começar essa conversa e estudaram isso, depois nos procuraram para transcender. Conseguimos juntos com informação criar um produto bacana para os usuários. Quando se conecta com a história quebra a barreira fria”, explicou.

O CCXP Unlock termina amanhã (5) com uma homenagem ao publiciário Nizan Guanaes e o início da Spoiler Night. A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Mais de 100 marcas para interagir com visitantes
O line up de anunciantes que estão nesta edição da CCXP inclui Ford, que entra pela primeira vez no evento e é a montadora oficial; Globo, que estreia sua área infantil na programação; Faber-Castell, que leva uma floresta de lápis gigante, Sky, com um estande que muda conforme o diaJohnnie Walker, que promove bebida baseada na série Game o Thrones; Oi, Telecine e Cinemark como patrocinadores. Também estarão presentes HBO, Netflix, Warner Bros, Hasbro, Fini, Nissin, Cartoon Network e Riachuelo.