CCXP21: o que patrocinadores e players de conteúdo prepararam?
O novo longa do “Teioso”, o aguardado “Spider Man: No Way Home”, estreia dia 15 deste mês, mas a Sony Pictures avisou que já está na “casa” do fã brasileiro: a CCXP, marcada para este sábado (4) e domingo (5).
O estúdio costuma ter anualmente alguns dos painéis mais memoráveis e anunciou que vai fechar a primeira noite desta edição. Mas a Sony está longe de ser a única que aposta no evento para renovar o diálogo com os fãs brasileiros.
Do lado de conteúdo, participam ainda Netflix, Prime Video, HBO Max, Mauricio de Sousa Produções, Paramount, Warner Bros. Pictures, Globoplay, DC Comics e Collider. Do lado das empresas, Fanta, Mercado Livre, Santander e Twitch investiram em patrocínio, Fusion, Claro, Outback e Sadia, em apoio.
Para Roberto Fabri, que assumiu como chief content officer, sendo responsável pela produção de conteúdo digital e eventos da Omelete Company, isso mostra a força e a relevância que o evento tem no formato virtual, mesmo com dois anos sem presencial. “É fácil quando reúne 300 mil pessoas, mas no digital é desafiador. Todos querem continuar falando com o fã brasileiro, e a melhor e maior porta é a CCXP”, diz.
Com aproximadamente 70% de conteúdo ao vivo, a CCXP21 será a segunda edição a acontecer no formato virtual de CCXP Worlds, mas tem mudanças importantes. A partir dos aprendizados e feedbacks do público em 2020, a Omelete Company decidiu ter menos conteúdo e aprimorar a experiência mobile. Dessa vez serão 60 horas de programação e a expectativa é aumentar a audiência em 20%, atingindo agora 40 milhões de pageviews. Ano passado, a CCXP Worlds: A Journey of Hope recebeu 3,5 milhões de pessoas em seu primeiro ano no formato virtual.
Remodelada para 2022, a plataforma poderá ser acessada de computadores, tablets e celulares.
Esta edição terá mais de 50 artistas convidados, incluindo ícones de Hollywood, como Keanu Reeves, Rosamund Pike, Sir. Patrick Stewart, Karl Urban, Álvaro Morte, Adam McKay, Jonathan Groff, Jada Pinkett Smith e Yahya Abdul-Mateen.
Uma das apostas para este ano é a parceria com a Twitch, plataforma de streaming oficial do evento, que trará mais de 60 horas de conteúdos exclusivos. Ao longo da programação serão feitos sorteios de brindes para quem estiver inscrito e seguindo a página na plataforma. Serão mais de 11 canais transmitindo os diferentes painéis.
Na plataforma da CCXP, toda a navegação será bilíngue, com os conteúdos estarão em português e inglês. As opções de acessibilidade também estarão disponíveis, por meio de legendas ao vivo, closed caption e, pela primeira vez, em Libras.
Mais que um marco anual no calendário geek, esta edição é a primeira após a recente reestruturação e reposicionamento do Omelete, e também abre o que a empresa chama de CCXPverso. A jornada de eventos e ações tem diversas ações previstas até chegar a dezembro de 2022, na “maior edição física de todos os tempos do festival”, que promete, inclusive, ocupar mais dias no calendário de dezembro.
Enquanto os eventos presenciais não voltam com 100% da capacidade, as empresas presentes nesta edição apostam em ações diversas para estar próximo ao público geek, um consumidor exigente, ávido por conteúdo e disposto a gastar para fortalecer sua relação com a cultura pop.
Confira alguns destaques do que as empresas desenvolveram para esta edição.
Santander
Banco oficial da edição, o Santander também apoioi o documentário ‘Road to Artists’ Valley”. Os quatro episódios falam da área que une fãs e quadrinistas, escritores, desenhistas e ilustradores e como ela se tornou, em poucos anos, um dos espaços mais queridos e procurados na CCXP.
Na plataforma do evento, será possível navegar entre 581 mesas virtuais dos artistas. O público pode usar filtros de busca no site para encontrar o artista que procura, por temas e palavras-chave. Sempre que o internauta acessar a página do Artists’ Valley by Santander, uma nova exibição randômica será apresentada.
Mercado Livre
O marketplace será o responsável pelo e-commerce oficial da CCXP Worlds 21. Atualmente, a empresa reúne mais de 77 milhões de usuários ativos, entre vendedores e compradores. Maria Eduarda Cyreno, diretora de Marketplace, destaca as expectativas e comenta que a categoria de itens geeks registrou crescimento médio de 35% versus 2020. “Celebramos não apenas a parceria entre duas marcas, mas a possibilidade de uma grande movimentação de mercado. Unimos o maior evento de cultura pop do mundo à maior empresa de e-commerce da América Latina. Fantasias, bonecos e boxes de filmes estão entre os itens geeks mais vendidos no Mercado Livre”, explica.
Além disso, a empresa desenvolveu o #CosplayLivreChallenge no TikTok. A ação foi criada pela W3haus, agência do Grupo Stefanini. O challenge termina nesta sexta (3), tem uma música exclusiva e uma página dentro do TikTok. Lucas Munhoz, head de Criação da agência, comenta que criar para Mercado Livre e CCXP não é só ativar um patrocínio. “É entender o que a comunidade precisa, o que a comunidade consome e participar da conversa. A CCXP a distância nos desafia em muitos aspectos e o principal deles é como levar o clima épico do evento às casas das pessoas”, diz.
Outback
Marca é novamente o restaurante oficial do evento de cultura pop e games. A empresa lançou dois burgers que estarão disponíveis até 5 de dezembro nas unidades físicas do Outback, e no delivery via iFood. Cristiane Berna, gerente de trade marketing do Outback Steakhouse, afirma que a participação no festival é sempre épica e especial. “Somos muito próximos da galera que curte cultura pop e games pelo mundo e queremos surpreender todos os anos”, diz.
Como parte da estratégia, a empresa ainda inaugura uma versão de seu restaurante dentro do servidor de role-playing Cidade Alta. A ação tem conceito criado pela agência Santa Clara, ativações digitais da Ampfy em parceria com a JNTO, implementação realizada pela Outplay, empresa de assets gamers proprietária da Cidade Alta, além de relações públicas pela Jeffrey Group.
Continuando a história criada em HQ na CCXP Worlds de 2020, os usuários do servidor Cidade Alta poderão cumprir a tarefa de salvar o restaurante Outback das “forças do mal”. São diversas missões e os usuários também podem conquistar cupons de desconto no jogo para usar no delivery do Outback pelo iFood. Continuamos trabalhando para criar e explorar tendências, ampliando nossa participação nos segmentos de cultura pop e e-Sports, elevando a régua da experiência dos usuários. Entrar de cabeça no metaverso nos ajuda a manter o espírito de uma marca jovem, inovadora e conectada”, completa Cristina.
Fanta
Patrocinadora e refrigerante oficial do evento desde 2019, Fanta terá diversas iniciativas na programação da CCXP21, com destaque para a Game Arena proprietária, com o objetivo de garantir uma experiência multitela ao público. Com o streamer Liminha no comando, a Game Arena By Fanta terá na sua programação “Old School Cage”, MD3 de CSGO com os players da velha guarda do CS brasileiro como Bt0, Gaules, Nahzinhaa, Velho Vamp1; “ Histórias do CSGO” com o streamer Michel (mch_AGG); “Novidades do the Game Awards e lançamentos exclusivos do universo Gamer”, com Guilherme Dias, entre outros. Serão 11 quadros diferentes de atividades.
Pedro Abbondanza, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, recorda a participação presencial no evento e fala da continuidade do apoio. “Há dois anos Fanta é patrocinadora oficial e, ainda em formato presencial, oferecemos várias ativações e nos aproximamos ainda mais do público do maior evento de cultura pop do mundo. Agora, online, montamos uma ação que ajuda quem quer acompanhar. Fanta sempre esteve presente em momentos de diversão, descompressão e combina perfeitamente com o snack time que games e multitelas promovem”, acrescenta.
Netflix
Na esteira do encerramento do fenômeno La Casa de Papel, a Netflix vai destacar a série em painel no dia 4. A plataforma de streaming terá também a participação do diretor Adam McKay, que comanda o “Não Olhe para Cima”, longa estrelado por Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio. Em anomes, a empresa promete surpresas sobre JoJo’s Bizarre Adventure Stone Ocean.
Warner Bros. Pictures
Quem acompanhar o painel virtual de Matrix Resurrections, que acontece dia 5, pode concorrer a uma sessão exclusiva do filme com mais 50 amigos, além de um pôster autografado pelo elenco. Para participar da promoção, válida para maiores de 16 anos, basta compartilhar uma foto criativa no feed do Instagram assistindo ao painel, marcando a #MatrixResurrectionsNaCCXP.
Em 2020, a Warner Bros. fez história na CCXP integrando um painel da WarnerMedia com seis horas de duração e diversos anúncios, contando inclusive com a participação do elenco de “O Esquadrão Suicida”, além de Gal Gadot e Patty Jenkins representando “Mulher-Maravilha 1984”.
Mauricio de Sousa Produções
Tradicional e muito aguardada na CCXP, a MSP este ano vai falar de novidades em quadrinhos, animação e cinema, entre outros. Mônica Sousa, a Dona da Rua em pessoa, comanda os painéis e vai entrevistar o pai, Mauricio de Sousa, sobre a coleção Horácio Completo. Ela também vai conversar com Sidney Gusman sobre como vai ser o ano de 2022 das Graphics MSP, e com o diretor Daniel Rezende sobre o “Turma da Mônica – Lições”.
Além disso, as masterclasses serão dedicadas a cada etapa do processo de criação da história em quadrinhos O Senhor dos Pincéis, paródia da série de filmes O Senhor dos Anéis. E coincidindo com o lançamento do crossover entre a Turma da Mônica e Garfield pela Panini Comics, seus criadores Mauricio de Sousa e Jim Davis participam de um bate-papo. Por fim, o público pode acompanhar uma visita à fábrica de figurinhas colecionáveis da Panini e assistir à produção das figurinhas do álbum de Turma da Mônica: Lições.
HBO Max
Marcado para o dia 4, o painel da HBO Max será comandado por duas apresentadoras. Além de uma comemoração especial dos 20 anos de Harry Potter, a plataforma de streaming promete conteúdos especiais para os fãs de DC, Game of Thrones e novidades sobre as produções nacionais.
XXXXX
xxxxxxxx
XXXXX
xxxxxxxx
Amazon Prime Video
Os conteúdos exclusivos do streaming da Amazon serão apresentados no Thunder Arena. A plataforma costuma divulgar notícias exclusivas, trechos inéditos e histórias dos bastidores, e dessa vez vai focar seus anúncios em torno de suas produções originais, como “The Boys”, “A Roda do Tempo” (com a vencedora do Globo de Ouro, Rosamund Pike), “Reacher” e “Star Trek: Picard”, série que expande a franquia.
DC Comics
Os painéis exclusivos acontecem no palco do Artists’ Valley by Santander. No ‘Trial of the Amazons’, por exemplo, a editora Brittany Holzherr fala com a equipe criativa desse que é o primeiro crossover da Mulher Maravilha em mais de 30 anos. A história prevista para 2022 conta tem várias versões da personagem feminina ícone da DC unindo Diana, a brasileira Yara Flor, Nubia, Artemis, Rainha Hippolyta. Participa ainda Stephanie Williams, historiadora de quadrinhos e crítica da cultura pop. Recentemente ela fez sua estréia na DC Comics em ‘Wonder Woman – Black and Gold # 2’ e está co-escrevendo a minissérie ‘Nubia and the Amazons’.
O segundo painel é sobre Nightwing (Asa Noturna, no Brasil) e tem moderação da editora Jessica Chen, que irá conversar com a equipe de criação sobre o desenvolvimento da narrativa da HQ ‘Nightwing #87’. Estarão no painel: Tom Taylor, escritor e roteirista de quadrinhos mais vendido do New York Times e famoso por ‘Superman: Filho de Kal-El’ e muitos trabalhos de ‘Star Wars’; além do desenhista Bruno Redondo e o brasileiro Adriano Lucas, que conta na bagagem com trabalhos em ‘Liga da Justiça’, ‘Mulher Maravilha’ e ‘Superman’.
XXXX
xxxxxxxx
Globo Filmes
Novamente no evento, a Globo Filmes destaca conteúdos inéditos de suas coproduções em um painel dia 5, às 19h49. Serão três partes: Bloco Infantojuvenil, com cenas em primeira mão dos filmes “Turma da Mônica – Lições”, “Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo”, “Perlimps”, animação de Alê Abreu, e “Pluft, o Fantasminha”. O Bloco Lançamentos terá novidades dos longas “Eduardo e Mônica”, “O Palestrante”, “Juntos e Enrolados” e do primeiro longa de Lázaro Ramos na direção, “Medida Provisória”. Participam Alice Braga, Gabriel Leone e Rafael Portugal. Já o Bloco em Produção vai detalhar o início das filmagens de “Grande Sertão Veredas”, do diretor Guel Arraes. O filme tem no elenco: Luísa Arraes, Caio Blat, Rodrigo Lombardi e Luis Miranda.