CDN se une ao Grupo ABC

 

A CDN Comunicação Corporativa agora pertence ao Grupo ABC. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (10) por Guga Valente, CEO da holding, e João Rodarte, presidente da agência de relações públicas. O grupo brasileiro comprou 51% da CDN, enquanto os demais 49% ficaram com os sócios da empresa, que são, além de Rodarte, Yara Peres, Claudio Pereira, Luiz Antonio Flecha de Lima e Andrew Greenlees. A agência de publicidade da CDN passa a ser uma operação independente sob o comando de Milton Bernard.

Com a aquisição e sua expectativa de crescimento de 12%, o Grupo ABC pode superar a marca de R$ 1 bilhão em faturamento neste ano. A receita da holding em 2012 foi de R$ 840 milhões, que somam-se aos R$ 80 milhões faturados pela CDN, a segunda maior agência de PR de país. A nova empresa passa a representar cerca de 10% da receita da holding. A aquisição foi feita com recursos do Kinea, fundo de private equity do Itaú detentor de 20% do Grupo ABC.

De acordo com Rodarte, a decisão de se unir ao Grupo ABC foi tomada após um ano de negociações. “Foi um passo positivo, ousado e muito importante para os novos projetos”, disse o presidente da CDN, reiterando que tratou-se de uma escolha de parceiro “tranquila e serena”. A entrada da CDN eleva a 16 o número de empresas que compõem o Grupo ABC. A agência, porém, é a primeira especializada em relações públicas e entra como uma das quatro maiores da holding, atrás de DM9DDB, Africa e Loducca.

Valente, por sua vez, ressaltou a importância de incluir a disciplina das relações públicas no grupo. “PR talvez seja hoje a disciplina mais importante, a gente não podia ficar fora desse negócio. Tínhamos que, de alguma forma, ter isso no portfólio”. O chairman do ABC afirmou ainda que o grupo quer expandir seu braço de PR, mas que, diferentemente de como é na publicidade, a CDN será o único carro-chefe, ao menos no primeiro momento. “A ideia é que se houver novas aquisições, elas se deem através da CDN. Sem dúvida, crescer nessa área é nosso objetivo”, declarou.

Nizan Guanaes, um dos sócios do Grupo ABC, também comentou a entrada da empresa no ramo das relações públicas. “PR é uma área que vamos sempre prestar atenção, porque é uma área fabulosa, é uma área crescente e é uma área de muita qualidade. Eu acredito em um crescimento avassalador do PR. Acho que vai crescer mais que as agências”, opiniou.

Apesar da aquisição, a CDN, que atende mais de 120 cliente, atuará de forma autônoma dentro do grupo, de acordo com Valente. “A gestão continua completamente na mão dos sócios atuais. Eles vão conduzir a empresa exatamente como conduziram até agora. O ABC pretende trazer ferramentas para complementar o trabalho, trazer uma visão externa para ajudar no desenvolvimento da empresa”, destacou Valente.

A conclusão do negócio está sujeita a condições usuais em operações dessa natureza, incluindo a aprovação prévia pelo Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica).