Cenp comemora bons resultados de 2012
Para encerrar o ano, o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) convidou profissionais e dirigentes que colaboraram com a entidade em 2012 para um almoço de confraternização nesta sexta-feira (7), no restaurante Charlô do Jockey Club de São Paulo.
Caio Barsotti, presidente do órgão, recebeu os executivos. “Apesar de certa retração financeira na publicidade no segundo semestre, o Brasil se saiu muito bem. Já estamos entre os mercados publicitários mais relevantes do mundo e, apesar da crise que afetou diversas metrópoles do planeta, frente ao cenário completo, não sofremos abalos significativos na dinâmica do setor. No ano passado, estimativas determinavam que o crescimento na área de propaganda seria de dois dígitos, e o resultado final foi em torno de 12 e 13%. Acredito que em 2013 a porcentagem será semelhante, talvez um pouco maior, por conta de eventos como a Copa das Confederações e dos preparativos comerciais para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, avaliou Barsotti.
Sobre as comemorações esportivas que vêm por aí, Barsotti ainda afirmou: “É claro que é uma ótima oportunidade para a publicidade e a economia brasileira como um todo, mas gosto de ressaltar a necessidade de clareza nas relações comerciais. Quanto mais negócios realizados em ambientes transparentes, melhor. Nossa publicidade já conta com órgãos que regulamentam muito bem o cenário, como o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e o próprio Cenp, e essa ética deve ser cada vez mais valorizada”.
BUP
O presidente do Cenp também ressaltou a boa aceitação do projeto do BUP (Banco Único de Preços), que tem lançamento previsto para a primeira quinzena de 2013 e está em fase de testes. O sistema, apresentado e aprovado no V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, reunirá tabelas de preços de centenas de veículos pelo Brasil e está sob os cuidados de três empresas, contou Barsotti.
“O mercado recebeu essa proposta de maneira muito positiva. É bom lembrar que o banco, apesar de agrupar informações importantes de muitas empresas, não terá acesso irrestrito. Um veículo cadastrado não tem permissão para visualizar a lista de preços dos outros veículos. Apenas as agências terão conhecimento pleno desse conteúdo”, salientou o executivo, estimando ainda que cerca de 500 veículos estarão listados no BUP até o final de 2013.