Cenp dá mais espaço a líderes de marketing e comunicação
Reunidas em assembleia, as entidades nacionais mantenedoras do Cenp aprovaram por unanimidade ajustes nos estatutos que ampliam a participação de dirigentes de marketing e comunicação, bem como representantes diretos de anunciantes nos conselhos Superior e de Ética.
Segundo a entidade, é nesses dois conselhos que são tratados alguns dos temas mais relevantes e decisivos para o mercado publicitário. Por isso, as entidades de agências e veículos que compõem o Cenp consideram fundamental contar com a participação de nomes de referência do setor marketing.
Os profissionais de marketing e comunicação serão indicados ao Cenp pela ABMN, Associação Brasileira de Marketing e Negócios, entidade que reúne e representa empresas anunciantes em seu quadro, ou por representação direta, em indicações das entidades mantenedoras, com aprovação do Conselho Superior. No total, serão oito posições efetivas de líderes e dirigentes de marketing com assento nos principais conselhos.
A ABMN já ofereceu três indicações e mais dois nomes foram indicados pelas entidades mantenedoras:
- Igor Puga, Diretor de Marketing e Marca do Santander,
- Hermann Mahnke, Diretor Executivo de Marketing para a América do Sul da GM,
- Ilca Sierra, Diretora de Marketing Multicanal e Marca da Via Varejo,
- Ariel Grunkraut, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Tecnologia do Burger King e
- Mauro Madruga, Superintendente de Mercado e Operações na Unimed-Rio.
Esses nomes de referência no mercado, além de outros que estão em processo de confirmação, terão participação ativa nas discussões e decisões sobre as melhores práticas ético-comerciais do mercado publicitário brasileiro no ambiente autorregulado e as eventuais atualizações e modernizações que o modelo venha a contemplar.
Além da mudança na composição dos conselhos, neste contexto, uma consultoria está mapeando os anseios de anunciantes, veículos/plataformas e agências para ajudar a dinamizar e estabelecer um desenho moderno para o Cenp.
“O compromisso de todos os que se reúnem no Cenp ao longo de seus 22 anos é com o mercado brasileiro de marketing e publicidade. É neste fórum que temos conseguido, com muito empenho, empatia e respeito aos anseios de cada setor, gerir a autorregulação e evoluir o modelo de negócios”, afirma Caio Barsotti, presidente da entidade. “Nosso objetivo permanente é promover o aprimoramento constante da qualidade dos serviços do mercado publicitário, a saúde financeira de todos os diferentes players e, neste sentido, propiciar condições para a livre concorrência, para sempre evitar o abuso do poder econômico.”
Vale lembrar que as entidades mantenedoras do Cenp são: Abap, Abert, Abmn, Abooh, Abta, Aner, ANJ, Central de Outdoor, Fenapex e Fenapro.