CENP-Meios amplia painel, TV lidera e internet cresce
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou os dados do Cenp-Meios relativos aos investimentos em mídia no Brasil para o primeiro semestre de 2019.
Agora, o painel conta com dados de 218 agências, pouco mais que as 214 dos resultados do primeiro trimestre, e bem superior às 78 agências que participaram do report em 2018. As participantes pertencem aos grupos 1 a 5 do Anexo A do Cenp, e possuem condições técnicas para implementação do painel.
A amostra aponta que a publicidade brasileira teve investimentos de R$ 8,2 bilhões entre janeiro e junho deste ano. No ano passado, o resultado indicou R$ 7,6 bilhões, mas com a base de agências diferente, que torna inviável uma projeção de crescimento no período. Os dados do primeiro trimestre de 2019 apontaram R$ 3,8 bilhões, nesse caso, já com uma amostragem praticamente idêntica à atual.
A TV aberta lidera o bolo de investimentos com R$ 4,4 bilhões, ou 53,7% do total, um pouco inferior aos 54,7 do primeiro trimestre. A internet conquistou mais espaço, com R$ 1,7 bilhão, ou 20,2% do bolo, contra 19,1% no primeiro trimestre. No caso da internet, foram informados os valores por segmento, com display com R$ 934 milhões, ou 56% do bolo digital, seguido por social (R$ 361 milhões ou 21,7% do total), search (R$ 199 milhões e 12%), vídeo (R$ 165 milhões e 10%) e áudio (R$ 2,5 milhões e 0,2% de share).
A terceira mídia com mais investimentos foi o OOH, com R$ 891 milhões no primeiro semestre, e share de 10,9%, contra 11,4% do primeiro trimestre; a quarta maior é a TV paga, com R$ 558 milhões e 6,8% de share (foram 6,6% no primeiro trimestre). Na sequência vieram Rádio, com R$ 368 milhões e 4,5%, Jornal, com R$ 213 milhões e 2,6%, Revista (R$ 72 milhões e 0,9%) e Cinema (R$ 36 milhões e 0,4%).
Se feita comparação com dados do primeiro semestre do ano passado, com a amostragem de 78 agências, a TV aberta cai de 61,8% para 53,7%, e a internet sobe de 14,4% para 20,2%. Outra mídia beneficiada com o painel mais amplo é o OOH, que vê sua participação crescer de 7,6% no seis primeiros meses do ano passado para 10,9% agora.