Cenp-Meios: investimento em mídia cresce mais de 10% de janeiro a setembro

No período, o faturamento foi de R$ 13,6 bilhões contra R$ 12,2 bi de 2021

O Cenp divulgou nesta quarta-feira (7) os números do mercado nos três primeiros trimestres de 2022, que apontam crescimento de 11,85% até setembro. Nesse período o faturamento do setor foi de R$ 13,6 bilhões – ante R$ 12,2 bilhões no mesmo período do ano passado.

Entre os destaques, estão a internet e a mídia out of home. A primeira, que no ano passado faturou R$ 3,6 milhões, passou para R$ 4,4 mi no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhões (veja mais no quadro abaixo).

A amostra da nova edição do Cenp-Meios conta com a participação de 316 agências, sendo 258 matrizes e 58 filiais.

“É um crescimento consistente e reitera a importância desse setor para o desenvolvimento e injeção de investimentos na economia. Expectativa é seguir em alta, já que este último trimestre do ano deve concentrar um ânimo extra do setor de publicidade com eventos como Copa e Natal, que exigem comunicação e conexão com consumidores”, explica Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.

Além da divulgação dos números do setor, o Cenp também reuniu o mercado para mostrar os avanços que a entidade teve desde a chegada de Luiz Lara à presidência no início de 2022 do seu conselho este ano e da presidente executiva Regina Augusto.

Flexibilidade, compreensão dos elos digitais, compartilhamento de ideias, sustentabilidade, transparência, visão híbrida e as novas formas de gestão de mídia fazem parte do ecossistema que o Cenp está orquestrando.

Nessa nova fase, que deixa de ser fiscalizadora e punitiva para se concentrar na harmonização do negócio da propaganda, o IAB retornou aos quadros da entidade que está em conversas avançadas com a ABA voltar em 2023 – ambas deixaram os quadros da ABA por divergências com seu antigo modelo.

Regina Augusto e Luiz Lara: executivos do Cenp (Alê Oliveira)

Marcaram presença no evento do Cenp as principais lideranças da publicidade brasileira como Daniel Queiroz (presidente da Fenapro), Cris Camargo e Melissa Vogel (IAB), Sandra Martinelli e Frank Plaufmer (ABA) e, por exemplo,  Cristiano Lobato (Abert- Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão).

O estudo do Cenp-Meios integra o novo Comitê Técnico de Métricas e Indicadores (CTMI), que se dedica também a desenvolver e discutir outros projetos de métricas para o mercado. Essa alteração faz parte de uma nova direção do Cenp, que contempla desde uma mudança na governança, um novo estatuto e novos núcleos de trabalho.

(Crédito: Pinho . on Unsplash)