O Conselho Executivo das Normas-Padrão acaba de divulgar o balanço de investimentos em compra de mídia do ano de 2019. O apontamento Cenp-Meios mostra que o segmento recebeu R$ 17,5 bilhões no ano passado. A análise, entretanto, traz um número maior de agências do que no balanço de 2018: agora, 226 revelaram seus investimentos, contra 76 do passado.

O topo dos investimentos segue com a TV Aberta com 52.8% (R$ 9,2 bi). Na sequência, a Internet surge com 21.2% dos investimentos (R$ 3,7 bi).

Vale ressaltar, porém, que o meio internet é dividido. Sendo assim, o maior investimento ficou em Display e Outros (55.1%), seguido de Social ( 23.6%), Busca (11.5%), Vídeo (9.5%) e áudio 0.3%.

Voltando aos meios gerais, OOH aparece na terceira posição dos investimentos com 10.5% (R$ 1,8 bi) e TV por assinatura surge na sequência com 6.9% (R$ 1,2 bi).

Já os meios Rádio, Jornal e Revista aparecem com 4.4%, 2.7% e 1.0% do bolo, respectivamente. O meio Cinema obteve 0,4% dos investimentos.

Confira os valores completos:

MEIOValor FaturadoShare (%)
CINEMA R$                        70.117,000.4%
INTERNET R$                   3.726.596,0021.2%
JORNAL R$                      473.161,002.7%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$                   1.841.087,0010.5%
RÁDIO R$                      776.934,004.4%
REVISTA R$                      169.376,001.0%
TELEVISÃO ABERTA R$                   9.268.078,0052.8%
TELEVISÃO POR ASSINATURA⁵ R$                   1.216.790,006.9%
TotalR$                   17.542.138