Censo da comunicação corporativa na América Latina: reajuste salarial, demissões e pandemia
Levantamento, realizado pela Latam PR and Communications Census, ouviu 500 profissionais da região
Um estudo publicado pela Latam PR and Communications Census, e feito com 500 profissionais da região, mostrou que 68% dos entrevistados disseram que o empregador realizou demissões desde o início da pandemia. Na contramão, 67% afirmaram ter recebido um aumento salarial nos últimos 12 meses.
O censo constatou que, atualmente, 50% dos talentos de relações públicas e comunicação da região estão trabalhando remotamente em tempo integral, enquanto outros 24% estão no escritório integralmente, e o restante divide seu tempo entre ambas as modalidades.
Dos que não retornaram totalmente ao escritório, 28% não têm planos de retornar, alegando que querem permanecer inteiramente em home office. A média salarial em toda a profissão é de $45.201 – embora este valor aumente para $46.446 para os homens e diminua para $43.276 para as mulheres.
"Com a recessão na Europa e nos EUA, as empresas procurarão expandir seus negócios para outras regiões. E, neste aspecto, os países da América Latina têm as condições geográficas e econômicas necessárias, especialmente Brasil, México, Chile e Colômbia”, disse Pedro Cadina, CEO da Vianews Latin America.
(Crédito: Scott Graham na Unsplash)