Censo Digital 2015 quer estimar participação feminina
A Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) está coletando dados para a sexta edição do Censo Digital, raio-X do mercado de serviços digitais. Neste ano, a associação quer levantar a participação feminina no setor. Estima-se que o percentual de mulheres neste mercado ainda seja baixo. Nos Estados Unidos, este número pode ser de 33% e, na Europa, 19%.
“Negócios com liderança equilibrada entre mulheres e homens são mais produtivos e fortalecem a economia. Inicialmente vamos mapear a participação feminina e depois vamos incentivar o aumento de mulheres nas empresas digitais”, diz Anderson de Andrade, presidente da Abradi.
O Censo Digital mede a dinâmica do mercado a partir da projeção de dados sobre o faturamento, as áreas de atuação e gênero de funcionários, o perfil de exportação, os principais produtos vendidos ao exterior e os maiores países compradores.
Nesta edição, que terá os resultados divulgados em dezembro, a associação irá manter o levantamento do grau de internacionalização do setor. Quer, também, ser uma ferramenta de relevância para o planejamento estratégico das empresas do setor. O levantamento é feito a partir de um questionário online, e qualquer agente digital do Brasil pode participar.
O Censo Digital é organizado pela consultoria de pesquisa Manzione Associados e a Cetic/NIC.br, órgão responsável pela produção de indicadores e estatísticas oficiais do setor de internet no país, o que vai permitir o cruzamento dos dados dos questionários com informações oficiais.