Centrum e Botafogo mostram desigualdade racial com dados em camisa
O Botafogo, em parceria com a Centrum, lançou uma camisa que tem como objetivo chamar atenção para os perigos do racismo e como ele afeta a saúde da maior parte da população brasileira.
Criada pela agência de marketing esportivo Owly, a campanha chamada “Racismo, o vírus da desigualdade estrutural” mostra que a discriminação racial não se limita a questões sociais, educacionais ou de segurança pública, mas também pode prejudicar a imunidade e gerar outros malefícios à população negra, levando a diversos danos à saúde.
“Nosso propósito enquanto empresa é entregar a melhor saúde todos os dias com humanidade. E nós buscamos colocá-lo em prática por meio de cada iniciativa das nossas marcas. Dessa vez, a partir da parceria com o Botafogo, recorremos ao alcance do esporte mais popular do planeta para alertar a sociedade sobre o impacto da discriminação racial na saúde e no bem-estar da população negra. Precisamos ter em mente que a prevenção começa com uma mudança de atitude”, afirmou Juan Katz, Diretor de Marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil.
A camisa, que recebeu o nome de “Manto da Denúncia da Desigualdade”, foi usada pelo time carioca no dia 21 de novembro. A estampa foi mudada para mostrar gráficos de barras com os dados sobre a desigualdade racial no país.
Após a partida, os uniformes usados em campo foram autografados pelos atletas e leiloados pela plataforma MatchWornShirt, com lucro integralmente revertido para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que destinará o valor arrecadado para projetos que combatem o racismo no esporte.
“Essa ação é de grande relevância para a sociedade e entendendo isso, tivemos total apoio da Estrelabet, que cedeu a posição de master para a Centrum e ainda contribuirá também com o debate sobre o tema de racismo no futebol. O clube fica muito feliz em poder colaborar de alguma forma com as discussões sobre o tema e ainda contar com o apoio irrestrito dos seus parceiros.”, afirmou Lênin Franco, Diretor de Negócios do Botafogo.
A campanha também conta com a distribuição de kits com conteúdo de conscientização sobre o racismo para influenciadores digitais parceiros da Centrum.
“Criamos uma campanha que busca chamar a atenção para o racismo de uma forma jamais explorada antes no âmbito do esporte. Para fortalecer uma mensagem contra o racismo, a discriminação e a desigualdade racial, utilizamos o próprio desenho da clássica camisa do Botafogo, uma peça icônica e reconhecida por todos os amantes do futebol brasileiro. Distorcemos suas listras alvinegras para causar espanto sobre o quanto a discriminação ainda se impõe e causa danos à saúde da população negra”, explicou Ricardo Levy, presidente da Owly e diretor de criação da campanha.