CEO da Hands: “É enorme a importância de ganhar um Leão”

Pela primeira vez no júri do Cannes Lions, Marcelo Lenhard, CEO da Hands, conta que recebeu de maneira bem especial a indicação do festival para ser jurado em Brand Experience & Activation na edição 2019. Ele destaca como tendência da categoria a crescente adoção pelas marcas de projetos proprietários, “que são naturalmente mais complexos e estão conectados às estratégias de comunicação e de branding”. O publicitário, que calcula que na fase do shortlist a quantidade de peças deve chegar a três centenas, acredita que o julgamento será rico e complexo. Na entrevista a seguir, Lenhard fala também sobre o Leão, o que o inspira e o que espera
ver em Cannes, que será realizado de 17 a 21 de junho.

Marcelo Lenhard: “As atividades live são as que proporcionam experiências reais”

INDICAÇÃO
Foi bem especial quando recebi o contato do festival, uma sensação de realização. É uma honraria para qualquer profissional de comunicação ser indicado para o júri do festival de comunicação mais importante do mundo. Brand experience é cada vez mais relevante nas estratégias das grandes marcas, e naturalmente a categoria do festival ganha importância com isso. Tenho certeza de que será um julgamento rico e complexo.

LIVE MARKETING
No mundo todo a atividade é cada vez mais importante, por um motivo único: faz cada vez mais sentido para as marcas o poder de recomendação dos consumidores. As atividades live são as que proporcionam experiências reais com as marcas, são impulsionadas e ganham o mundo através do compartilhamento orgânico nas redes. As experiências literalmente transformam as pessoas em mídia poderosa.

CAMPANHAS
Para uma campanha de live marketing ser boa e premiada, precisa ter o poder de atingir o capital social das pessoas para provocar grande disseminação e compartilhamento. Somado a uma boa estratégia de PR, é perfeito e traz resultados expressivos para as marcas.

TENDÊNCIAS
Temos visto uma crescente adoção pelas marcas de projetos proprietários, que são naturalmente mais complexos e estão conectados às estratégias de comunicação e de branding.

LEÃO
É enorme a importância de ganhar um Leão. Toda a cadeia envolvida se valoriza com um Leão em Cannes, sejam os profissionais, as agências, as marcas e até os acionistas.

PREPARAÇÃO
Na verdade, acho que a preparação é o meu dia a dia e já vem de muito tempo. Na minha rotina existe sempre tempo para ver o que de mais interessante acontece mundo afora, e vemos referências de campanhas e ações o tempo todo, além, obviamente, de observar principalmente o comportamento dos consumidores e sua relação com as cidades, as marcas etc. Isso é o que nos inspira normalmente para desenvolver nossos projetos aqui na Hands. O volume de cases desta categoria cresce ano a ano, e mesmo sendo dividido entre todos os jurados que compõem a banca de Brand Experience, a quantidade chegará a três centenas pelo menos para o shortlist, certamente.

PALESTRAS
Observando e consultando colegas que julgaram anos anteriores, sei que serão quatro dias de trabalho árduo, provavelmente 14 horas ou mais de julgamento por dia. Terei provavelmente apenas os dois últimos dias de festival para assistir algum conteúdo, mas já me planejei para estar em duas palestras que ao meu ver são imperdíveis: Immersive Technology is reshaping the storytelling experience, ministrada por Mike MCGee, co-founder da Framestore; e What CEOs really think about marketing, creativity and growth, liderada pela McKinsey. Depois vou descansar por dois dias em Saint Tropez, pois sei que vou precisar.