Cerveja Corona ganha visibilidade após surto de vírus homônimo
A cerveja mexicana Corona, marca da Ambev lançada no Brasil no início de 2019, tem sido bastante citada nas redes sociais, mas não pelo motivo que, certamente, o marketing da empresa esperava. Por uma coincidência do destino, a bebida é homônima ao vírus que ganhou as manchetes neste início de 2020.
A internet, obviamente, não perdoou a semelhança e logo começou com as piadinhas, como esta abaixo que inclui na chacota outros dois componentes: garrafas de Heineken e máscara cirúrgica.
Outros usuários lembraram que, além da cerveja, o tal vírus tem o mesmo nome de uma cantora famosa nos anos 90 e de uma marca de chuveiros.
A Cerveja Corona experimentou um crescimento notável nas menções em seu Twitter por parte do público brasileiro. De acordo com o monitoramento feito pela Sprinklr, o número de menções à marca não costumava passar de 500 por dia e, de repente, houve um pico de 2.3 mil menções no dia 22 de janeiro.
Até o momento, nenhuma crise significativa com relação à imagem da marca foi identificada em função da semelhança no nome, até porque, de acordo com a análise das menções feitas no relatório, há um tom de piada nos posts, que seguem aumentando ao longo dos dias (até o dia 29/1, o número de menções à cerveja Corona passou de 13 mil).
Para Marina dos Anjos, gerente de marketing da Sprinklr, a marca Corona teve a infelicidade de ter o mesmo nome que esse novo vírus e, por conta do recente incidente com a cervejaria Becker, a confusão poderia ter sido ainda maior. “Percebendo a similaridade, a marca poderia ter respondido aos usuários, aproveitando o momento para aumentar a sua reputação”, sugere Marina.
A marca se manifestou por meio de nota: “sentimos muito por todas as pessoas impactadas pelo coronavírus em todo o mundo e torcemos para que o surto seja controlado o quanto antes. Aproveitamos para tranquilizar os consumidores reforçando que não há nenhuma relação entre o vírus e a marca de cerveja Corona – há apenas uma coincidência em relação ao nome com origem na língua latina, já que o formato do vírus é semelhante a uma coroa.”