Cervejarias investem em campanhas e parcerias

A cerveja Kaiser e a nova Saison d’Alliance têm campanhas no ar. A Talent criou para a Kaiser uma comunicação com foco na masculidade. Já a Content House traz a concretização das ideias saindo do papel para a cerveja que nasceu da parceria entre a Cervejaria Bohemia e a Wäls.

A nova campanha nacional da Kaiser incentiva o homem a tomar atitudes, lembrar da sua personalidade e agir de acordo com os códigos da “masculinidade”. Intitulada “Você é o cara. Você é o Kaiser”, a ação criada pela Talent é apresentada em três comerciais que mostram os personagens em dúvida sobre qual atitude tomar, com medo de serem repreendidos, mal interpretados ou mesmo julgados pelo simples fato de pensarem como homens.

Nos filmes, a consciência masculina aparece representada por duas bolas animadas que encorajam os homens a seguir em frente e tomar uma atitude. “A ideia da campanha é ir além do óbvio e trazer uma nova perspectiva de comunicação com o público masculino, abrindo uma discussão sobre o que é ser homem na sociedade atual”, conta Eduardo Picarelli, gerente da marca Kaiser.

Segundo ele, “os homens têm sido cada vez mais cobrados por virtudes como sinceridade, bom humor, sensibilidade e bom gosto e, na maioria das vezes, não sabem como lidar com essas novas expectativas”. O executivo explicou que a ideia da campanha é criar um link emocional com os consumidores, falando com o homem sobre o homem e não sobre mulher, futebol, carros ou outros assuntos muito explorados na comunicação do segmento. “É uma abordagem inédita sobre o universo masculino nos comerciais de cerveja, que geralmente reduzem o universo masculino a assuntos superficiais.” Além do filme, a campanha ainda contará com mídia exterior e ações digitais que vão desdobrar em outras situações e ampliar a conversa em torno do tema.

Outra bebida que chega à mídia é a Saison d’Alliance. A primeira ação de lançamento da cerveja contou com a ajuda do ilustrador italiano Marcello Barenghi. A Content House, em parceria com o artista, criou um filme para a novidade. A mensagem principal da peça é apresentar o propósito dessa união: tirar ideias e cervejas do papel.

Barenghi construiu sua carreira fazendo ilustrações hiper-realistas e atualmente possui um dos canais mais populares do YouTube, com 60 milhões de views e cerca de 1 milhão de seguidores. Ele se utiliza apenas de lápis de cor e uma habilidade incrível para dar vida aos objetos, que no final resultam em algo que se poderia pegar com a mão e literalmente “tirar do papel” como é feito na peça.

A Cervejaria Bohemia e a Wäls lançaram a primeira cerveja criada com rótulo colaborativo. Do estilo Saison/Farmhouse Ale, a cerveja foi feita a partir de uma combinação única de hortelã, sálvia e gengibre. Saison d´Alliance chegou ao mercado em março em edição limitada de 2 mil litros, em garrafas arrolhadas de 375 ml. “Sempre admiramos a Wäls por sua ousadia, pioneirismo e espírito desbravador. Agora, juntos, vamos potencializar as cervejas especiais e fazer o que for melhor e fizer sentido para o consumidor. Estamos falando de sinergia, o que implica na evolução das cervejas especiais com troca de informações, acesso a novas tecnologias e investimentos que potencializarão inovações, produção e distribuição”, afirma Pedro Earp, VP de marketing da Ambev.