MARINA OLIVEIRA – de Las Vegas (EUA)

Durante os dias 7 e 10 de janeiro, Las Vegas recebeu a CES 2020, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. O evento reuniu mais de 4.400 empresas e apresentou ao mercado as tendências da indústria para o ano.

De pequenas startups às gigantes do setor, as novidades para 2020 vão do entusiasmo com a tecnologia 5G, passando por casas inteligentes, automação de eletrodomésticos e forte investimento em multitelas, tanto de monitores quanto dos televisores QLED.

Além de empresas como Samsung, TCL, LG, Intel e Sony, diferentes conglomerados de mídia e redes sociais como Fox, PBS, Viacom, Hulu, Twitter e Pinterest também participaram do evento. Os executivos dessas e outras empresas se reuniram em diferentes painéis para debater o presente e o futuro da comunicação aliada à tecnologia.

Como está cada vez mais difícil de dissociar as duas indústrias, os painéis tiveram quase todos o mesmo tom: a tecnologia dita a comunicação em um momento onde o consumidor está no centro de tudo. Uma dessas discussões foi mediada por Andrew Solmssen, presidente da Wunderman Thompson Califórnia, e teve como tema o futuro das parcerias entre as marcas e os influenciadores.

O bate-papo reuniu executivos do Pinterest, Bleacher Report, Story Worldwide, Ad Council, Northhighland e Revolt Media & TV. Para Solmssen, 2020 será novamente um ano de prestar atenção no consumidor e colocá-lo como protagonista das estratégias.

“O que estamos focando mais do que tudo é o consumidor no centro e se você não tiver isso em mente será muito difícil de prosperar. Hoje, consumidores estão prontos para dizer às marcas que elas estão erradas e se você não prestar atenção a isso e não tomar uma posição forte será difícil de ter sucesso”, disse.

Uma das preocupações dos executivos para 2020 é justamente o ponto levantado por Solmssen: a “cultura do cancelamento”, onde um posicionamento equivocado de uma marca pode acarretar boicotes e represálias dos consumidores. O remédio, segundo os executivos, é autenticidade e honestidade na comunicação.

Até por isso, a ordem continua sendo cocriar narrativas em conjunto com os influenciadores. Além de reforço no trabalho com dados, é preciso aliar emoção e fazer as pessoas entenderem as histórias contadas pelas marcas, o porquê de elas existirem e qual o impacto delas em suas vidas para prosperar na criação de conteúdo.

“As agências estão assustadas diante deste cenário. Se você ainda trabalha de forma antiga, a vida será muito difícil e terá muitos degraus a subir. Não importa o tamanho da agência, é preciso ser rápido. Nós criamos a Wunderman Thompson para ser algo grande, mas incrivelmente ágil. Conseguimos a combinação de dados, tecnologia, experiência do consumidor e marca, e acho que vamos ver ainda este ano várias agências agindo dessa forma”, aponta Solmssen.

Outro debate, que reuniu executivos da Warner Media, IBM, Stifel, Nielsen, Accenture, Hulu e Twitch, discutiu a transformação da publicidade e da mídia. Segundo eles, o desafio não é tecnológico, mas sim ser genuíno na entrega das experiências.

O segredo é avaliar os dados e entender como usá-los junto das agências. No mesmo sentido, a mesa de debates sobre o futuro da TV, com participação de executivos da Altman Vilandrie & Company, Magna, Fox, VicomCBS, Twitter, PBS e Fandango, concluiu que a fragmentação de telas e dispositivos já não é uma preocupação. Agora é preciso compreender cada vez mais como se fazer presente de forma coerente, integrada e relevante em cada um deles.

Nova era de tecnologia

A Samsung, empresa premiada pela CES 2020 como uma das mais criativas do ano, promoveu uma série de ações antes e durante a feira para anunciar as novidades em seu portfólio. No Keynote, principal evento da marca na feira, o presidente da divisão de Consumer Eletronics (CE), Hyun- -Suk Kim, celebrou o início de uma nova década e anunciou que, para a Samsung, esta é a “era da experiência”.

A fabricante sul-coreana apresentou o robô conceito Ballie, que promete ser um hub de soluções para casas conectadas. Também anunciou investimento na integração entre carros e devices com intuito de colaborar com o conceito de cidades inteligentes.

Novidades como a cozinha robotizada, que não só sugere menus como prepara as refeições e o dispositivo GEMS, que auxilia nos exercícios e monitora sua saúde, completam as novidades da Samsung em 2020. Em um evento exclusivo para convidados, a empresa anunciou a nova linha QLED 8K e novidades como The Serif, The Sero e The Frame.

Patrícia Pessoa, diretora de marketing da divisão de CE falou sobre os lançamentos. “A Samsung está atenta às necessidades dos consumidores e seu objetivo é trazer soluções e produtos que tragam a inovação como premissa. Isso se faz presente na CES 2020 tanto com a The Sero, televisão vertical voltada para a geração de millennials que não sai do celular e ama fazer stories, quanto na nova QLED 8K com borda infinita.”

“Neste ano vamos focar ainda mais no conceito de casa conectada, afinal queremos trazer conveniência para o dia a dia do consumidor, com produtos de última geração. Em 2019, inauguramos 13 casas conectadas no Brasil e em 2020 teremos mais. Uma nova era tecnológica está a um passo de se tornar realidade na casa do consumidor e a Samsung já tem produtos que oferecem toda a conectividade necessária”, finalizou.