Cessão dos direitos de transmissão é decisão dos clubes, diz TV Globo

A TV Globo informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “é uma empresa que age de forma transparente e participa das concorrências realizadas pelos clubes para a cessão dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol como qualquer outra emissora pode participar”. Segundo a emissora, “a decisão sobre a cessão dos direitos para TV aberta e fechada é tomada exclusivamente pelos clubes, atendendo a seus critérios de melhor promoção e exploração comercial dos campeonatos.”

Na sexta-feira passada, a SDE (Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça) encaminhou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um parecer dizendo que “a TV Globo e a Globo Comunicação prejudicaram a concorrência ao exercer influência direta sobre o formato de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol, abusando de seu poder de mercado”.

A emissora não quis comentar o parecer, pois disse que não se manifesta a respeito de questões sub judice. A TV Globo negou que tenha exclusividade dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Segundo a emissora, em 2007 e 2008, os direitos estão sendo divididos com a Band.

O parecer deve ser distribuído nesta quarta-feira (07). Por se tratar de processo administrativo, não há prazo para que seja julgado. Segundo a SDE, se forem condenados, Clube dos Treze, Globo Comunicação e TV Globo terão de pagar multas que variam de 1% a 30% do seu faturamento bruto no ano anterior à instauração do processo.

Leia também:

SDE faz restrições à exclusividade das transmissões do futebol na Globo