A Chevrolet leva ao ar no próximo domingo (03) a campanha publicitária nacional “Reinventamos Caminhos” com criação da McCann Erickson, com o objetivo de orientar o brasileiro a ser mais consciente com o uso de carros, principalmente nas grandes metrópoles onde o trânsito poderia ser reduzido. “É claro que o trânsito de São Paulo é a pior referência nacional, mas outras metrópoles como Curitiba também estão com um trânsito muito ruim”, disse Samuel Russel, diretor de marketing da Chevrolet.
A McCann Erickson utilizou a metáfora das formigas para ilustrar um novo ideal de comportamento que a Chevrolet quer transmitir, com ações de uma comunidade mais solidária e convidando as pessoas a fazerem a sua parte na conservação do meio ambiente com um uso mais racional dos recursos. “O posicionamento global da Chevrolet é de que a marca será líder em produção de carros que tragam economia de combustíveis e emissão de gases”, destacou.
A campanha da McCann traz como trilha sonora a música dos Beatles “With a litlle help from my friends” e um cenário com as formigas trabalhando entre galhos de árvores e segurando “carros” no alto, reforçando a tese de que cada um tem de fazer a sua parte.
Entre as propostas da Chevrolet está o incentivo da prática da carona. Para isso, a McCann prepara hotsite que mostrará o placar de quantos carros a Chevrolet conseguiu tirar das ruas por meio do projeto carona, que prega a prática de caronas entre comunidades em função do risco de crimes. “Cada carona é um carro a menos nas ruas, o impacto é enorme”, disse Russel.
Questionado se esse tipo de comportamento não levaria a uma redução nas vendas de carros, Russel disse que a preocupação é trazer de volta o prazer de dirigir. “Esse é um posicionamento firme da Chevrolet nos próximos cinco anos. O slogan ‘Reinventamos Caminhos’ convida de fato as pessoas a reiventarem o caminho de ir e vir”, destacou o executivo.
A campanha é a maior feita pela Chevrolet nos últimos quatro anos e terá desdobramentos nos próximos cinco anos. A ação multidisciplinar envolve TV aberta, TV a cabo, revistas, jornais internet, camapnha de endomarketing e PDV. “O investimento em mídia na campanha é significativo, que a pesquisa do Ibope Monitor vai apontar. Essa é uma campanha de peso com um plano de mídia completo, envolvendo inclusive ações de marketing de relacionamento e com força na internet”, ressaltou Alexandre Filizola, vice-presidente de planejamento da McCann.
Kelly Dores