Principal rede de fast- food de comida chinesa no País com 150 lojas, a China in Box ampliou em 90% o seu investimento em mídia em 2009. A estratégia agressiva é comandada pela Index, agência de Rubens Altieri, que conquistou a conta da rede de franquias no início do ano
passado.
O publicitário salienta que 2008 foi o ano em que a agência trabalhou o reposicionamento da marca e planejamento de mídia com a ida para a TV paga. “Quando conquistamos a conta, a marca estava estabilizada, mas no ano passado eles aumentaram o faturamento em quase 20%, um resultado que se deve muito ao marketing, pois o mix de produtos praticamente não teve alteração”, destaca Altieri, vp de criação da agência.
Ele lembra também que antes de a Index assumir a conta o anunciante tinha no máximo 10 inserções ao ano em TV aberta e nenhuma em TV paga. “Era um planejamento de mídia muito mal feito. Nós levamos a marca para a TV por assinatura em 56 canais e 16 mil inserções”.
Este ano, o executivo diz que com o aumento da verba o planejamento de comunicação será mais “pesado”, com investimento em TV aberta, cabo, internet, mídia impressa, reformulação do PDV, promoções e outras iniciativas. A primeira campanha acaba de entrar no ar. “Gritos”
explora a irreverência da marca – cujo objetivo é abrir até 2011 mais 50 novas lojas, e tem quatro filmes de 15″ e um de 30″. A produção é da Gata Cine.
Núcleos
Assim como no caso de China in Box, a Index trabalha com núcleos de atendimento e criação exclusivos para cada anunciante. De 2007 para 2008, o crescimento no faturamento da agência foi de 27%. Neste ano, a meta é chegar a 34% de aumento. “Acredito que as agências de médio porte têm grande oportunidade neste momento de crise, porque há uma migração de clientes das agências maiores por causa do custo mais baixo”, fala Altieri.
Para assumir a diretoria geral de atendimento, a agência acaba de contratar Danielle Villa Boas, ex-diretora de atendimento na Africa para Vivo e Vale. A executiva também tem passagem pela DPZ. Ao lado de Altieri, também trabalham Vera Massabki (ex-Duda), como diretora geral de mídia, Vitor Rolim e Felipe Lazarini, na direção de criação.
Além de China in Box e Gendai, restaurante japonês do mesmo grupo, a Index tem a conta de Bolsa de Imóveis de São Paulo, Bolsa de Imóveis DI, WTC e presta atendimento ao Itaú, em parceria com o Grupo ABC, na área de promoções e eventos. Também faz jobs para Philips, Brastemp e outras empresas.
por Kelly Dores