Chocolate bomba como opção de presente entre os namorados
Se já sabe namorar e tem um par, a data promocional do Dia dos Namorados, comemorada em 12 de junho, não vai passar em branco. Mas o tíquete médio de consumo sofrerá uma subtração média de 52,4%, de acordo com previsão do CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). No caso das vendas, a instituição prevê queda de 8,5% em relação a 2015. A retração é relacionada a fatores como desemprego, aumento dos juros de cartões de crédito e desconfiança dos consumidores. Mas, mesmo diante desse cenário inóspito, namorados não precisam ficar ansiosos, vai rolar um presentinho para celebrar o compromisso.
Pesquisa encomendada pela Abicab ao Datafolha mostra que o Dia dos Namorados é o terceiro momento de vendas do trade de chocolate no ano
O mercado de chocolates, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), está preparado para suprir com uma lembrancinha a demanda de casais apaixonados. A data é a terceira mais importante do calendário, se posicionando atrás da imbatível Páscoa e do Natal. Uma pesquisa promovida pelo instituto Datafolha a pedido da instituição constatou que o chocolate é um brinde bem-vindo.
“O chocolate é visto como um grande mensageiro de carinho, cuidado e paixão, por isso faz muito sucesso entre os casais”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da Abicab. “É um gift bem aceito, que pode ser oferecido de forma contínua. Concorre com outros segmentos, mas o custo-benefício permite adequação em todos os bolsos. A indústria tem caprichado nas embalagens e isso ajuda muito na decisão de compra. Com o cacau 100%, o chocolate pode ser presenteado até para pessoas com intolerância ao açúcar”.
Para atrair o consumidor que é bombardeado por outros trades, como o de vestuário, líder da preferência, as marcas estão investindo em design de embalagens, caixas especiais e sabores diferenciados para seduzir e influenciar aos prospects. No ano passado, a produção de chocolates no segundo trimestre foi de 106,8 mil toneladas, período que engloba o volume do Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nestlé, Village, Kopenhagen, Arcor, Cacau Show e Garoto estão com estratégias para a data.
O mercado de bombons e chocolates tem expectativa de movimentar R$ 2,7 bilhões em 2016, similiar ao faturamento do setor no ano passado. Intensificar planos mercadológicos em datas celebrativas em tempos bicudos é benchmark dos momentos de pico de volume, principalmente a Páscoa. Na avaliação de Marcio Oliveira, CEO da Lew’LaraTBWA, responsável pela comunicação da Cacau Show, é uma oportunidade.
“A data é especialmente interessante porque no Natal e na Páscoa o chocolate é destino. Mas no Dia dos Namorados, temos concorrentes como perfume, bolsas, flores, jóias, roupas, jantares etc.
Assim como nas datas de Mães, Pais e Crianças, esse mercado tem a possibilidade de entrar na competição e atrair quem quer dar um presente e não apenas um chocolate. Com um tíquete menor, o chocolate vira uma opção pragmática porque, além de ter preço competitivo, é um presente sempre muito bem aceito. E a Cacau Show já é uma marca notória no mind set dos consumidores na hora de escolher um presente porque já tem a cultura de produzir kits sob medida para atender qualquer tipo de demanda”, frisa Oliveira, que está programando novo flight do filme Toques nos canais digitais para ativar o movimento nas lojas do cliente. Vinhetas nas principais emissoras de televisão integram o planejamento de mídia, que também conta com merchandising em 20 programas, como Mais Você, de Ana Maria Braga, na Rede Globo; Mulheres, de Kátia Fonseca, na TV Gazeta; The Noite, com Danilo Gentilli, no SBT; e Pânico na Band, humorístico da Band. Fundador e presidente da Cacau Show, o executivo Alexandre Costa participará de uma ação institucional no MasterChef da Band para ensinar a fazer trufas.
A data de Namorados é especial para o mercado brasileiro. O publicitário João Dória fez uma adatação do Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, e lançou a data em 12 de junho de 1949, véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro. “Começamos a trabalhar nesse projeto no ano passado, no Dia do Beijo. Sonho de Valsa é um presente romântico, independentemente do tamanho e valor. E nossa expectativa é de uma performance muito boa. A caixa foi montada há dois meses para explorar momentos especiais como o Dia dos Namorados e, certamente, ser um presente especial.
“Com essa novidade, apresentamos uma opção de presente ideal para datas comemorativas, como é o Dia dos Namorados, mas também para os demais momentos do dia a dia que merecem ser celebrados. O objetivo é continuar desenvolvendo formatos que ajudem os nossos consumidores a expressarem os seus sentimentos e admiração a quem está sendo presenteado”, explica Rodrigues.
O varejo está atento. Supermercados, por exemplo, costumam criar gôndolas especiais para atrair os apaixonados por chocolate. O Shopping Frei Caneca, em São Paulo, vai presentear seus clientes com latas Gourmet produzidas pela Cacau Show para quem apresentar notas fiscais com compras de R$ 400, que devem trocadas no seu balcão de relacionamento até o dia 12 de junho, mas limitadas a dois por CPF.
Vinho combina com chocolate? Para Luisa Valduga, do marketing da Famiglia Valduga, sim. “Os vinhos são uma excelente combinação com chocolate. Mas é preciso escolher bem qual é a melhor opção, de acordo com o tipo de chocolate. Para os chocolates mais amargos, com maior concentração de cacau, nós recomendados os vinhos tintos e secos, como o Casa Valduga Raízes Cabernet Sauvignon. Já para quem prefere chocolate ao leite, o ideal são vinhos mais doces, como os de sobremesa. Nós recomendamos o Licoroso Tinto 1875. Os fãs de chocolate branco podem fazer uma excelente combinação com o espumante Casa Valduga RSV Moscatel”.
Ela acrescenta: “A própria história do vinho sugere que a bebida sempre foi compartilhada em momentos de alegria e com pessoas especiais e importantes. Por isso, o vinho é uma ótima combinação para celebrar uma das datas mais românticas do ano. Presentearemos casais com um wine card exclusivo. Para ganhar qualquer um dos cartões, ilustrados pelo artista plástico João Pedro Vargas, o consumidor deverá comprar um produto da Valduga. Uma excelente maneira de presentear a pessoa amada nesta data”, finaliza a executiva.